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Ford Argentina mantém EcoSport, mas agora importado da Índia

SUV compacto sobreviverá no mercado argentino com motor 1.5 Dragon e três versões diferentes; fabricante mandou carta avisando clientes

Ford EcoSport FreeStyle 2020

Precursor dos SUVs compactos, o Ford EcoSport era um dos veículos com razoável demanda de mercado na Argentina. No entanto, depois do anúncio de que a Ford fechou sua fábricas aqui no Brasil, os clientes que estavam pagando planos de poupança (uma espécie de financiamento por lá) para o EcoSport no país hermano ficaram na mão. Para tentar resolver isso, a marca do oval azul abastecerá aquele mercado com o utilitário produzido na Índia.

Com a de decisão, a marca optou por continuar vendendo o EcoSport principalmente para clientes de planos de poupança no país. O aviso dado pela marca se deu por uma carta enviada por e-mail para todos os clientes na Argentina, sendo aliás o primeiro enviado desde que a fábrica da Romênia (que abastece toda a Europa com o EcoSport) estava em avaliação como potencial fornecedora do SUV compacto para aquele mercado. Porém, a Ford optou por importá-lo da fábrica de Chennai (Índia), de onde saem as unidades do EcoSport para os Estados Unidos e México.

Galeria: Ford EcoSport FreeStyle 2020

Com isso, foi confirmado que o EcoSport importado da Índia terá apenas uma opção de motor, o 1.5 Dragon três cilindros a gasolina que rende 123 cv e 15,4 kgfm de torque (contra até 137 cv e 16,2 kgfm da versão antes vendida no Brasil), que poderá trabalhar atrelado a um câmbio manual de 5 marchas ou automático de seis velocidades. Ou seja, a antiga versão 2.0 a gasolina de 170 cv e 20,6 kgfm, que inclusive tinha opção de tração nas quatro rodas, sai de linha. Agora ele será vendido no país portenho em três versões: 1.5 SE manual, 1.5 Titanium manual e 1.5 Titanium automático.

Na carta, a Ford informou aos seus clientes que espera "regularizar as entregas pendentes (do EcoSport) até o terceiro trimestre deste ano.". Agora resta saber com que preço o modelo indiano chegará, já que o EcoSport vindo de lá pagará pelo menos 35% de imposto de importação – algo que não ocorria com o modelo que vinha do Brasil graças ao acordo do Mercosul. Com a provável tabela mais cara, outros tributos internos deverão encarecer mais ainda o utilitário. No site oficial da Ford Argentina o preço do SUV compacto está indisponível, aparecendo apenas a opção de “solicitar cotação”.

Embora mantenha o EcoSport importado, a Ford ainda comercializa os modelos Ka, Ka Sedan e Ka Freestyle na Argentina, apesar dessas unidades estarem nas concessionárias até que o estoque delas acabe. Até lá, os clientes que estavam pagando planos de poupança e, que ainda não receberam seus carros, poderão recuperar todo o dinheiro investido no financiamento por meio de reembolso.

Por fim, a carta da Ford Argentina aos clientes do EcoSport informa um bônus: quem arrematou o SUV passará a contar com uma garantia de 5 anos em vez dos 3 anos oferecidos antes. De acordo com a carta, a medida foi uma forma de “agradecer a confiança depositada na escolha da nossa marca e dos nossos produtos”.

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