Se o mês de março havia sido histórico para o Hyundai HB20, abril foi mais do que especial para o Fiat Mobi: com 6.861 emplacamentos registrados – mais da metade em Minas Gerais, maior mercado nacional para as locadoras -, o menor dos Fiat superou as 6.725 unidades do mês anterior para atingir seu melhor resultado desde o lançamento.
Mais do que isso, esta foi a 1ª vez em que o Mobi foi o automóvel mais vendido no Brasil. O Renault Kwid, seu maior rival, fechou o mês com 4.358 unidades, cerca de 700 a menos do que em março. Já o Volkswagen Up!, que teve a aposentadoria confirmada pela fabricante, completou a lista de modelos de entrada emplacando apenas 81 unidades.
Hatches Compactos I | ||||||||
POS. | MODELO | ABR/21 | MAR/21 | ABR/20 | % ABR 21 | % MAR 21 | VARIAÇÃO ABR/MAR | VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º | FIAT MOBI | 6861 | 6725 | 933 | 60,72% | 54,31% | 2,02% | 635,37% |
2º | RENAULT KWID | 4358 | 5094 | 1622 | 38,57% | 41,14% | -14,45% | 168,68% |
3º | VW UP! | 81 | 563 | 208 | 0,72% | 4,55% | -85,61% | -61,06% |
|
| 11300 | 12382 | 2763 | 100,00% | 100,00% | -8,74% | 308,98% |
Na faixa intermediária, o Hyundai HB20 (6.849) repetiu a liderança do mês anterior. A grande novidade do mês foi o VW Gol (6.420) à frente de um Chevrolet Onix (6.402) que segue prejudicado pela falta de componentes e pela paralisação de produção. Com isso, a vantagem de quase 3 mil unidades em março sobre o Fiat Argo (5.383) caiu para pouco mais de mil.
Dois modelos da VW – Polo (2.516) e Fox (2.057) – vieram em seguida. Destaque em março, quando teve seu melhor mês em quase 4 anos, o Fiat Uno (1.569) desta vez ficou bem para trás, também superado pelo Toyota Yaris (1.949). Ainda sem confirmação de nova geração por aqui, o Renault Sandero (1.295) mais uma vez foi coadjuvante.
O Peugeot 208 (991) completou o top 10 com seu melhor resultado no ano. Mesmo com produção já encerrada desde janeiro, o Ford Ka (930) ainda conseguiu boa vantagem sobre o Honda Fit (506) na briga pela 11ª posição. Também descontinuado, o Toyota Etios foi o escolhido por apenas 159 consumidores.
Hatches Compactos II | ||||||||
POS. | MODELO | ABR/21 | MAR/21 | ABR/20 | % ABR 21 | % MAR 21 | VARIAÇÃO ABR/MAR | VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º | HYUNDAI HB20 | 6849 | 8012 | 2837 | 18,49% | 18,04% | -14,52% | 141,42% |
2º | VW GOL | 6420 | 6891 | 1648 | 17,33% | 15,51% | -6,84% | 289,56% |
3º | CHEVROLET ONIX | 6402 | 7933 | 3617 | 17,28% | 17,86% | -19,30% | 77,00% |
4º | FIAT ARGO | 5383 | 4995 | 1175 | 14,53% | 11,25% | 7,77% | 358,13% |
5º | VW POLO | 2516 | 3076 | 1065 | 6,79% | 6,93% | -18,21% | 136,24% |
6º | VW FOX | 2057 | 2690 | 313 | 5,55% | 6,06% | -23,53% | 557,19% |
7º | TOYOTA YARIS | 1949 | 2281 | 445 | 5,26% | 5,14% | -14,56% | 337,98% |
8º | FIAT UNO | 1569 | 4451 | 308 | 4,23% | 10,02% | -64,75% | 409,42% |
9º | RENAULT SANDERO | 1295 | 1251 | 554 | 3,50% | 2,82% | 3,52% | 133,75% |
10º | PEUGEOT 208 | 991 | 778 | 55 | 2,67% | 1,75% | 27,38% | 1701,82% |
11º | FORD KA | 930 | 1257 | 1842 | 2,51% | 2,83% | -26,01% | -49,51% |
12º | HONDA FIT | 506 | 520 | 202 | 1,37% | 1,17% | -2,69% | 150,50% |
13º | TOYOTA ETIOS HATCH | 159 | 243 | 309 | 0,43% | 0,55% | -34,57% | -48,54% |
14º | KIA RIO | 18 | 27 | 13 | 0,05% | 0,06% | -33,33% | 38,46% |
15º | CITROËN C3 | 3 | 4 | 15 | 0,01% | 0,01% | -25,00% | -80,00% |
16º | CHEVROLET AGILE | 1 | 0 | 0 | 0,00% | 0,00% | - | - |
17º | FIAT PALIO | 1 | 1 | 0 | 0,00% | 0,00% | 0,00% | - |
18º | FORD FIESTA | 1 | 0 | 1 | 0,00% | 0,00% | - | 0,00% |
19º | NISSAN MARCH | 1 | 8 | 104 | 0,00% | 0,02% | -87,50% | -99,04% |
|
| 37051 | 44418 | 14503 | 100,00% | 100,00% | -16,59% | 155,47% |
Na faixa premium, o campeão de vendas sequer chegou a 100 emplacamentos – o Chevrolet Cruze Sport6 (97). O Mini Cooper, com apenas 29 unidades, foi novamente o vice-líder, com o Mercedes-Benz Classe A (10) completando o pódio. Três elétricos vieram logo na sequência: BMW i3 (9), Chevrolet Bolt (4) e Nissan Leaf (3).
Hatches Premium | ||||||||
POS. | MODELO | ABR/21 | MAR/21 | ABR/20 | % ABR 21 | % MAR 21 | VARIAÇÃO ABR/MAR | VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º | CHEVROLET CRUZE SPORT6 | 97 | 154 | 73 | 61,78% | 67,84% | -37,01% | 32,88% |
2º | MINI COOPER/CLUBMAN/JCW | 29 | 37 | 26 | 18,47% | 16,30% | -21,62% | 11,54% |
3º | MERCEDES-BENZ CLASSE A | 10 | 7 | 5 | 6,37% | 3,08% | 42,86% | 100,00% |
4º | BMW i3 | 9 | 16 | 0 | 5,73% | 7,05% | -43,75% | - |
5º | CHEVROLET BOLT | 4 | 1 | 12 | 2,55% | 0,44% | 300,00% | -66,67% |
6º | NISSAN LEAF | 3 | 5 | 1 | 1,91% | 2,20% | -40,00% | 200,00% |
7º | AUDI A3 | 2 | 5 | 8 | 1,27% | 2,20% | -60,00% | -75,00% |
8º | BMW SÉRIE 1 | 1 | 0 | 11 | 0,64% | 0,00% | - | -90,91% |
9º | VW FUSCA | 1 | 0 | 0 | 0,64% | 0,00% | - | - |
10º | VW GOLF | 1 | 2 | 5 | 0,64% | 0,88% | -50,00% | -80,00% |
|
| 157 | 227 | 141 | 100,00% | 100,00% | -30,84% | 11,35% |
Fonte: Fenabrave