Nova Ford Ranger Raptor 2023 terá motor 3.0 V6 biturbo com 400 cv
Propulsor da família EcoBoost já é usado pelos SUVs Explorer ST e Lincoln Aviator
A Ford vem criando bastante expectativa em torno do lançamento da próxima geração da Ranger. Na Argentina, por exemplo, a fábrica de Pacheco está sendo preparada desde já para receber a produção da nova picape. Lá fora, em particular, especulações também giram em torno da variante esportiva Raptor, que seguirá como a mais poderosa da gama graças à adoção do motor 3.0 V6 EcoBoost biturbo.
De acordo com o site Ford Authority, o propulsor será uma das principais apostas da marca para reforçar a proposta off-road da versão e entregará potência na casa dos 400 cv. Atualmente, é usado por outros modelos do grupo - como Ford Explorer ST e Lincoln Aviator - e chegará à Ranger Raptor com a promessa de entregar excelentes números de performance. Será oferecido principalmente nos Estados Unidos, associado ao câmbio automático de 10 marchas.
Galeria: Ford Ranger Raptor 2023 - Flagra
Para mercados da Ásia, Europa e América Latina, a escolha será pelo 3.0 V6 turbodiesel de 253 cv e 60,8 kgfm (o mesmo usado na F-150). Também será ligado à transmissão automática de 10 marchas e substituirá o atual 2.0 EcoBlue de 213 cv.
Como na Raptor atual, o sistema de tração será específico e contará com diversos modos de condução, variando de acordo com o terreno (areia, lama, neve, cascalho). A suspensão também receberá ajustes apropriados para acompanhar a proposta mais esportiva, a exemplo da receita atual.
O visual promete uma dose ainda maior de agressividade e terá diversos elementos exclusivos na comparação com as demais versões. Entre eles, destaque para pneus específicos para off-road, moldura plástica nas caixas-de-roda, maior distância em relação ao solo e para-choque com entradas de ar mais amplas na dianteira.
O lançamento global é aguardado para 2022 ou, no máximo, 2023, já que a variante Raptor virá na sequência das configurações tradicionais. Para o Brasil, a Ranger continuará vindo importada da Argentina. Fica a expectativa para que, desta vez, a Raptor finalmente seja oferecida no mercado nacional.
Ouça o podcast do Motor1.com:
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
Projeção: CarExperts
Fonte: Ford Authority
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Avaliação Ford Ranger Black 4x2 2025: você não precisa de 4x4
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Nova Ranger Super Duty vem aí: Ford divulga teaser e confirma estreia
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Ford aumenta produção e contrata para fábrica da Ranger na Argentina
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Ford apresenta Ranger Cabine Simples com chance de vir ao Brasil