A Ford Ranger tem mais força em algumas regiões do mundo e uma delas é a Austrália, país que consome muitas picapes. Isso explica porque a fabricante revela mais duas variantes para o modelo e uma deles é a Ford Ranger Raptor X, baseada na versão esportiva e que traz pacote visual ainda mais diferenciado. A outra opção é a FX4, esta só focada no design.

Segundo o portal australiano Motoring, a Ford Ranger Raptor X é mecanicamente igual à Raptor normal, usando o motor 2.0 biturbo diesel, que gera 203 cv e 51 kgfm de torque, sempre acoplado ao câmbio automático de 10 marchas e com tração 4x4. Já a Ranger FX4 utiliza o 3.2 turbodiesel de cinco cilindros, o mesmo da picape aqui no Brasil, que entrega 200 cv e 47,9 kgfm.

Ambas as novas variantes da Ranger estarão disponíveis a partir de julho na Oceania, elevando o número total de categorias de modelos para 36, ​​após o lançamento das variantes 4x2 XL Sport, 4x4 XL Bi-Turbo e 4x4 XL Heavy Duty que chegarão em junho e, no ano passado, o lançamento do FX4 Max, Wildtrak X e 4x4 XL Tradie.

O novo Raptor X e FX4 chegarão cerca de um ano depois do lançamento da Ranger renovada por lá. Ao mesmo tempo, a Ford reduz os níveis de equipamentos de série de algumas variantes da Ranger conforme o modelo atual se aproxima do esgotamento após uma década de mercado.

Reestilizado, o Ford Ranger Raptor X de 2021 se distingue pelas listras Over The Top (OTT) cobrindo o capô, o teto e a porta traseira, apresentando uma 'Textura de Sarja de Carbono em Preto Mate', emoldurada por um Gráfico Keyline Vermelho Searing, além de um decalque com faixa na lateral do corpo, nas portas e na caçamba.

Para aumentar ainda mais o impacto visual, foram adicionadas as novas rodas de liga leve Asphalt Black Matt, uma barra esportiva traseira preta com perna estendida do FX4 Max, ganchos de reboque dianteiros vermelhos, logotipo preto na porta traseira da Ford e acabamento fosco pela carroceria. No interior, há uma costura de contraste vermelho no volante e no painel, substituindo os traços em azul do Raptor, além do acento 'Hydrographic e Black Alley' no painel e nas portas.

Todos os modelos do Ford Ranger Raptor também contam com discos de freio de 332 mm, pneus BF Goodrich All-Terrain 285/70 R17 KO2 e um pacote de suspensão de longo curso atualizado, incluindo um hidráulico traseiro Watt redesenhado e amortecedores de amortecimento sensível à posição (PSD) Fox.

Enquanto isso, o Ford Ranger FX4 2021 traz versões escurecidas dos faróis de LED, grade dianteira específica em acabamento Ebony Black, rodas de liga leve de 18" com novo desenho, adesivo vermelho em efeito 3D na porta dianteira, outro adesivo FX4 com efeito 3D na porta traseira, barra esportiva estendida FX4 preta e pintura preta externa nos retrovisores, maçanetas e parte do para-choque.

No interior, os extras esportivos do FX4 incluem bancos esportivos com detalhes em couro com logotipos FX4 vermelhos em relevo nas costas dos bancos, costura em contraste Race Red no volante, seletor de marchas, botão de freio de mão, acabamento das portas e tapetes dianteiros da marca FX4, toque soft premium no painel frontal e no painel de grafite matizado e acentos de acabamento das portas.

Os recursos de segurança FX4 padrão incluem frenagem de emergência autônoma (AEB) com detecção de pedestres, auxílio de manutenção de faixa (LKA) com aviso de saída de faixa e alerta de motorista, controle de cruzeiro adaptável, reconhecimento de sinais de trânsito e faróis altos automáticos.

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

Siga o Motor1.com Brasil no Facebook

Siga o Motor1.com Brasil no Instagram

Envie seu flagra! flagra@motor1.com