A reestruturação da Ford começa a atingir a Europa. A marca, que irá deixar os hatches e sedãs cada vez mais de lado para focar em SUVs e picapes, anunciou seus planos para os próximos anos no Velho Continente. Além do novo Escape, o SUV do Focus (conhecido como Kuga por lá), e do Puma (que ficará acima do EcoSport), a marca ainda revelou o grandalhão Explorer PHEV, variante híbrida do crossover norte-americano e com capacidade para 7 pessoas, que pela primeira vez será vendido na Europa.

Galeria: Ford Explorer PHEV 2020 (Europa)

Nas concessionárias europeias em 2020, o Ford Explorer PHEV desembarcará no país como a nova opção de SUV de 7 lugares para o continente. Para impressionar logo de cara, a fabricante decidiu vendê-lo na inédita variante híbrida, equipada com o motor 3.0 V6 EcoBoost que gera 355 cv, e um elétrico de 102 cv cv. A potência combinada é de 455 cv (este valor nunca é a soma exata do desempenho dos dois motores), enquanto o torque chega a 85,6 kgfm.

Medindo 5,05 m de comprimento, 2,00 m de largura, 1,78 m de altura e 3,03 m de entre-eixos, o SUV tem espaço o suficiente para carregar as baterias de 13,1 kWh, permitindo que viaje por 40 km usando apenas o motor elétrico. Equipado com o câmbio automático de 10 marchas e tração integral inteligente, o crossover tem um rendimento estimado em surpreendentes 29,4 km/l, enquanto a emissão de CO2 ficará em 78 g/km. A pegadinha é que este valor é para o Explorer rodando nos primeiros 100 km, quando as baterias estão totalmente carregadas.

Adotar uma motorização dessas garante que o Explorer PHEV seja bom para puxar trailers, sendo capaz de rebocar até 2.500 kg. O modo híbrido ajuda os motoristas com 7 modos de condução, incluido Normal, Sport, Towing (para rebocar), Snow (neve) e mais três para liderar com qualquer condição climática.

Ford Explorer PHEV 2020 (Europa)
Ford Explorer PHEV 2020 (Europa)

“O Explorer é um SUV de verdade, criado para famílias com um verdadeiro senso de aventure, então é essencial que o Explorer Plug-in Hybrid tenha uma motorização capaz de rebocar qualquer coisa, de barcos a gaiola para cavalos”, comenta Matthias Tonn, engenheiro-chefe de programação do Explorer na Europa. “Nós escolhemos especificamente uma arquitetura híbrida paralela que permita os motoristas usar todos os 455 cv e 85,6 kgfm de torque. Nós até adicionamos uma versão mais avançada do detector de ponto cego que cobre um trailer de 10 metros.”

O Ford Explorer PHEV começará a ser vendido na Europa no começo de 2020, nas versões ST-Line e Platinum. Cada uma terá rodas de liga leve de 20” com design próprio, além de ser equipado com a central multimídia com tela de 10,1” na vertical e o painel de instrumentos digital de 12,3”. Os preços ainda não foram divulgados.

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