Você precisa ter um certo auto-controle para dirigir a Ford Ranger Raptor. Não pode se deixar levar, pois a picape vai te dar muita confiança e não demora nada para começar a andar bem rápido, ainda mais considerando que pesa 2.435 kg e mede 5,40 metros de comprimento, algo que não é muito adequado para altas velocidades. Porém, a Ranger Raptor ignora estes problemas e entrega muita velocidade, e é por isso que é tão divertida de dirigir.
A Ford Ranger Raptor é uma versão preparada pela Ford Performance, departamento da fabricante que faz outros modelos esportivos como Fiesta ST e Focus RS, dois nomes muito fortes no segmento de hot hatches. A mesma fórmula foi repetida na Raptor: tem potência elevada, um acabamento específico e melhorias na carroceria para deixar claro que ela não é uma simples Ranger.
Imponente. É difícil usar outro adjetivo, pois a Ranger Raptor é ainda maior e mais poderosa do que as versões convencionais. Seu comprimento cresce 4 cm e alcança os 5,40 metros, enquanto a largura aumentou em 17 cm para chegar aos 2,18 metros. Guiá-la pela cidade requer um pouco de familiaridade, mesmo com a vantagem de ter uma visão periférica por conta da sua posição de dirigir bem alta. Até entrar nela exige um pouco de destreza, pois o vão livre do solo é de 28 cm.
Mesmo se o cliente escolher a cor cinza Conquer, é difícil andar com a Ranger Raptor sem se notado - culpa da série de personalizações feitas em seu visual. Ganha uma grade enorme com o escrito "Ford" (da mesma forma que a F-150 Raptor) e tem caixas de rodas alargadas para caberem as rodas de 17" com pneus feitos pela BF Goodrich, que tem sulcos mais profundos para andar na terra (e não é muito adequado para o asfalto).
Na terra, porém, ela está em seu habitat. A picape consegue superar trechos alagados de até 85 cm e não tem medo de obstáculos que parecem ser insuperáveis, graças aos para-choques desenhados para não raspar em pedras.
Hoje em dia, as picapes estão deixando de ser um veículo de trabalho para apostar em um acabamento de carro de passeio. É assim com a Ford Ranger normal e fica ainda mais caprichado na Raptor. Traz central multimídia de 8 polegadas compatível com Android Auto e Apple CarPlay, um confortável porta-copos no túnel central e uma aparência bem sóbria, por conta das coberturas pretas e plásticos na mesma cor.
Olhando de perto, é possível notar que a coluna de direção tem paddle-shifts largos para trocas manuais de marcha e o volante ostenta um detalhe vermelho no topo para sinalizar que as rodas estão retas, dois detalhes normalmente vistos em carros de rali.
A Ranger Raptor, como dizíamos, deve ser guiada com calma, pois seu motor 2.0 biturbo diesel de 213 cv tem desempenho surpreendente para um veículo deste tamanho: a picape acelera de 0 a 100 km/h em apenas 10,5 segundos.
O 2.0 é bem suportado pela transmissão automática de 10 marchas, muito efetiva, pois ela sempre faz as trocas no momento certo, mesmo em situações difíceis, como passagens fora de estrada, onde a picape se sente à vontade com sua suspensão com curso 30% mais longo.
Para deixar o motorista mais tranquilo, a picape vem com assistente de frenagem de emergência e um seletor de modo de direção que muda a resposta do motor, da tração nas quatro rodas e do câmbio (que conta com uma caixa de redução), dependendo do tipo de solo: no asfalto, é possível escolher entre Normal e Sport, enquanto as superfícies mais acidentadas podem ser superadas com os modos Lama, Neve, Pedra e Baja - este último para andar na areia.
Além da aparência agressiva e do desempenho, a Ranger Raptor manteve sua vocação para atividades de trabalho, da mesma forma que versões mais baratas da picape. Isso é demonstrado com os testes feitos com a porta da caçamba, que precisa suportar um peso de 100 kg aplicado 84 mil vezes - uma forma de simular 10 anos de uso pesado em condições reais.
Toda a preparação feita pela Ford Performance afeta seu preço, pois a Ford Ranger Raptor custa mais de 62 mil euros (cerca de R$ 275,2 mil) na Europa. Não é pouco, mesmo considerando todas as melhorias e a lista de equipamentos rica, pois a Ranger normal tem um preço inicial que é menos da metade disso. Talvez seja por isso que a Ford não sinaliza seu lançamento no Brasil, uma vez que ela chegaria por um valor semelhante em nosso mercado - lembrando que ela é produzida somente na Tailândia. Mas até a Argentina receberá o modelo importado, então, por que não o Brasil?
FICHA TÉCNICA | FORD RANGER RAPTOR |
MOTOR | dianteiro, longitudinal, 4 cilindros, 16 válvulas, 1.995 cm3, turbo de geometria variável, diesel |
POTÊNCIA/TORQUE | 213 cv; 51 kgfm |
TRANSMISSÃO | Automática de 10 marchas, caixa reduzida, tração 4x4 |
SUSPENSÃO |
independente braços sobrepostos na dianteira e eixo rígido na traseira |
RODAS E PNEUS | liga leve aro 17" com pneus 285/70 R17 |
FREIOS | discos ventilados na dianteira e na traseira, com ABS e ESP |
PESO | 2.585 kg em ordem de marcha |
DIMENSÕES | comprimento 5.363 mm, largura 1.860 mm, altura 1.873 mm, entre-eixos 3.220 mm |
CAPACIDADES | tanque 80 litros |
PREÇO |
R$ 275 mil (estimado) |
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