Vespa: história de 75 anos e 19 milhões de unidades
Marca do grupo Piaggio foi fundada em 1946 na Itália e o primeiro scooter chegou ao mercado logo depois
Sinônimo de scooter, a Vespa está celebrando em 2021 o seu 75º aniversário. Em abril de 1946, o grupo Piaggio registrou na Itália a patente do modelo 98, primeira moto da marca que revolucionou o segmento de duas rodas com um pequeno motor de ciclo dois tempos de 98 cm³. Mais de sete décadas depois, a marca anunciou a fabricação da unidade número 19.000.000.
Esta unidade especial é uma Vespa GTS 300 75th Anniversary, modelo que foi lançado no mês passado especificamente para comemorar o aniversário da empresa. Entre seus principais itens diferenciais, a edição 75th traz uma tonalidade amarela clara, batizada de “Giallo 75th”, emblemas alusivos à edição limitada nas laterais e no escudo frontal. A motorização é composta por um monocilíndrico de 278 cm³ com arrefecimento a líquido. Ele é capaz de entregar 22 cv de potência e 2,3 kgfm de torque. O câmbio é sempre automático do tipo CVT.
Galeria: Vespa GTS 75th 2021
O modelo tem ainda uma placa especial numerada e a moto conta com mais acabamentos cromados, incluindo para as pedaleiras do garupa no caso do Vespa GTS. A série especial traz de série bancos de couro cinza com costuras contrastantes e rodas pintadas na mesma cor, mas com acabamento diamantado. Por último o scooter trará sobre o bagageiro traseiro um maleiro exclusivo em formato redondo, replicando o que seria o local do estepe nas primeiras motos da Vespa.
Segundo o grupo Piaggio, as vendas dos modelos da Vespa acontecem em 83 países e vêm crescendo. Passaram de 58 mil unidades em 2004 para mais de 200 mil unidades em 2018. Em 1985, a empresa fez uma parceria com a Caloi para produzir o modelo PX200 no Brasil, cuja fabricação se encerrou em 1990. Desde 2016, a Vespa opera no Brasil com uma pequena operação de importação, oferecendo os modelos Club, Club ZX e Notte, com motor 125, e a Classic VXL 150. Seus preços por aqui variam entre R$ 18.887 e R$ 23.280.
Galeria: História da Vespa
Relembre alguns marcos históricos da Vespa
- 1946 - É registrada na Itália a primeira Vespa
- 1953 - Um Vespa 125 estrela no filme “A Princesa e o Plebeu” guiado por Audrey Hepburn e Gregory
- 1964 - A Vespa lança o Vespino, o primeiro modelo de 50 cilindradas da marca
- 1965 - As vendas totais da Vespa passam de 3,5 milhões de unidades
- 1978 - O Vespa PX é lançado na Europa com versões 125, 150 e 200. É o modelo mais vendido da marca, com mais de 30 milhões de unidades comercializadas
- 1984 - O Vespa PK Automatica é o primeiro scooter da marca com câmbio automático
- 1985 - Inicia-se a produção do Vespa PX200 no Brasil
- 1988 - As vendas da Vespa passam de 10 milhões de unidades globalmente
- 1996 - A Vespa lança uma nova geração de scooters, chamados de ET4. É o primeiro modelo a combinar motor de ciclo 4 tempos à transmissão automática na história da empresa
- 1996 - Marco de vendas chega a 15 milhões de unidades
- 2005 - O Vespa LX volta a ser oferecido, retomando as linhas dos modelos mais clássicos das décadas de 1950 e 1960
- 2008 - Vespa lança o 300 GTS Super, scooter mais potente da história da marca
- 2011 - O modelo 946 é lançado em série limitada, remetendo às linhas do modelo original de 1946
- 2013 - A Vespa volta a oferecer a nomenclatura Primavera, com motores de 50, 125 e 150 cilindradas
- 2016 - Vespa volta a operar no Brasil como importadora
- 2018 - É lançada a Vespa Elettrica, primeiro scooter da marca a ser alimentado por baterias
- 2021 - Marca atinge 19 milhões de unidades vendidas no mundo
Ouça o podcast do Motor1.com:
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Honda lança a nova ADV 160 2025: veja o preço e o que muda
Semana Motor1.com: Ranger no Latin NCAP, a mentira do novo Celta e mais
Veja o que a Bajaj tem planejado para suas motos no Brasil em 2025
Novo Hyundai Palisade tem os maiores piscas que vimos num carro
Dafra lança a NHX 190 no Brasil: veja o preço e o que ela traz
Com fim do Cactus, Citroen mata C4 no país; relembre história
Oficial: Honda deixa de oferecer a Forza 350 no Brasil