A Ford apresentou ontem, durante o Salão de Xangai (China), o esperado Evos e muitos acreditavam que esse SUV-perua seria lançado na Europa e Estados Unidos. Afinal, com o final do Fusion e Mondeo, as dezenas de fotos do carro em testes nas duas regiões e rumores de que a marca teria um substituto, era de se esperar que fosse o carro. No entanto, a Ford agora diz que o Evos é só para a China.
Mike Levine, gerente de comunicação de produto da Ford, foi perguntado no Twitter sobre a possibilidade do Evos chegar aos EUA. Sua resposta foi bem clara: "O Evos é apenas para os clientes na China. Não há planos no momento para oferecê-lo em qualquer outro lugar." A declaração é uma grande surpresa, considerando que a marca testou o veículo durante muitos meses tanto nos Estados Unidos quanto na Europa.
Nem toda a esperança está perdida, pois ainda imaginamos um cenário em que o Evos será vendido em outros países. A versão internacional pode ter um estilo diferente, já que os protótipos flagrados pareciam ter uma iluminação diurna em LED diferente da versão chinesa. Talvez a Ford esteja mudando os faróis e outros detalhes, além de apostar em outro nome para o modelo global, apenas despistando com essa declaração. Ainda não vimos fotos do interior dos protótipos para saber se manterão a enorme tela de 1 metro de comprimento.
As fotos oficiais do Evos revelam que não será um modelo totalmente elétrico, já que conta com saídas de escapamento na traseira. Isso faz sentido, já que os rumores insistiam que a versão global do carro teria uma motorização híbrida.
Mike Levine admitiu que, apesar do Evos e do Mustang Mach-E tenham "silhuetas similares", o SUV elétrico foi desenvolvido desde o começo para ter apenas baterias e nenhum motor. Ou seja, este não é o caso do Evos, que tem uma arquitetura para acomodar um motor a combustão, algo evidenciado também pela grade frontal, usada para ajudar na refrigeração do propulsor.
Uma possibilidade sobre o Evos na versão global é que adote o nome Mondeo ou Fusion Active, como alguns rumores vinham falando há alguns meses. A Ford pode estar desconversando para não diminuir a atenção que o Evos chinês está recebendo no momento, guardando a confirmação de uma variante mundial para outro momento. Até lá, o SUV-perua será um modelo somente pra a China.
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
Fonte: Mike Levine / Twitter
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nova Ranger Super Duty vem aí: Ford divulga teaser e confirma estreia
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Ford Capri EV terá produção reduzida após 'estreia amarga' no mercado
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Ford aumenta produção e contrata para fábrica da Ranger na Argentina
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Novo Ford Equator: irmão maior do Territory ganha versão híbrida de 367 cv