Após meses e meses de rumores e flagras, o Ford Evos finalmente é revelado no Salão de Xangai (China). Assim como o Citroën C5 X, o sucessor do Fusion mistura elementos de SUV e peruas para criar um modelo diferente. O veículo é o primeiro modelo da marca a ser projetado em maior parte por um time na China e, inicialmente, será vendido e produzido apenas no país asiático, em parceria com a Changan.

É um carro atraente de cinco portas, que lembra bastante um outro modelo exclusivo da China, o SUV Equator (basicamente o irmão de 8 lugares do nosso Territory). A barra iluminada acima da grade é uma tendência de design que está aparecendo em cada vez mais carros, criando uma conexão com as luzes diurnas em LED. As maçanetas são retráteis como no Mustang Mach-E e, enquanto a Ford diz que o perfil é de um SUV-cupê, parece muito mais ser uma perua mais alta.

Galeria: Ford Evos 2021

O interior é totalmente diferente dos carros atuais da Ford, ao adotar uma enorme tela wide que tem 1,1 metro de comprimento. O painel de instrumentos digital é mais comum, usando as 12,3" que está virando o padrão da indústria, usando mais uma tela de 27" sensível ao toque e com resolução 4K. Os dois displays ficam dentro da mesma peça de vidro que cobre quase todo o painel dianteiro.

A central multimídia utiliza a versão chinesa do Sync+ 2.0, com a inteligência artificial da Baidu (o equivalente no país ao Google), que a marca chama de assistente pessoal. Assim como no Mustang Mach-E e na Ford F-150, o Evos tem suporte para atualizações pela nuvem, significando que o SUV-perua terá mudanças no sistema sem ter que levar o carro até uma concessionária.

Os detalhes sobre a oferta do Ford Evos fora da China ainda são escassos. Os rumores apontam que será lançado mundialmente, para substituir o Fusion (e o europeu Mondeo), apesar de não existir qualquer indicação sobre onde pode ser produzido. Uma curiosidade é que o nome "Evos" foi usado em 2011 no conceito que antecipou o visual do Fusion.

Apesar da apresentação no Salão de Xangai, o Evos ainda não teve os motores divulgados. Espera-se que adote um sistema híbrido para o mercado global. A versão mostrada aqui é chamada de "First Edition" com todos os equipamentos e detalhes em laranja, além das rodas de 19", carroceria em dois tons com teto preto e pintura branca no resto do carro. Esperamos por mais novidades ao longo dos dias, conforme o evento na China continuar a receber visitantes.

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

Siga o Motor1.com Brasil no Facebook

Siga o Motor1.com Brasil no Instagram

Envie seu flagra! flagra@motor1.com