Estreia deve acontecer ainda neste ano e pode adotar o nome Fusion Evos ou Fusion Active

Os dias do Ford Fusion (ou Mondeo na Europa) como conhecemos estão contados. Os novos flagras da próxima geração mostram que o sedã adotará uma outra carroceria, sendo oferecido somente como uma perua crossover, já que tudo hoje em dia quer ser um SUV. Esta mudança no carro era esperada, pois rumores de julho de 2018 já apontavam para este caminho. A apresentação é esperada para o 2º semestre deste ano.

Nosso espiões avistaram uma unidade do novo Ford Fusion bem camuflado, andando em um lago congelado em algum lugar da Escandinávia, mostrando uma altura em relação ao solo bem generosa e portas com maçanetas retráteis. A marca fez de tudo para esconder a traseira da perua aventureira, colocando uma cobertura preta, embora o formato ainda deixe claro que não será um sedã.

Galeria: Ford Mondeo Evos 2022 - Novos flagras

A cobertura pesada nos impede de descobrir alguns detalhes do design, mas a impressão geral é que a nova geração não terá nada a ver com o Fusion atual (que ainda é vendido na Europa e na China). O pouco que podemos ver confirma o visual das fotos feitas na China, com luzes em LED bem finas e uma grade maior. Também é possível ver os sensores de estacionamento e o controle de cruzeiro adaptativo.

Nossos espiões nos disseram que este protótipo está com rodas de 20 polegadas e que parecem maiores do que as do Fusion atual. Olhando por baixo da camuflagem na parte frontal, encontramos a nova forma da grade octagonal da Ford, enquanto o perfil do veículo tem uma linha de cintura crescente e um caimento do teto bem suave.

Como o novo Fusion estava rodando em um lago congelado, bem longe dos fotógrafos, não foi possível capturar seu interior. No entanto, as fotos feitas na China já nos mostram o que esperar, pois apresentavam a cabine com alguns elementos faltando. Contará com uma enorme tela para a central multimídia e painel de instrumentos, se esticando por quase todo o console. Tudo indica que seguirá a ideia da Mercedes com o MBUX, com várias telas divididas dentro de um pedaço enorme de vidro.

O futuro do carro ainda está um pouco confuso. Há rumores dizendo que será batizado como Fusion Active, enquanto outros apontam para Fusion Evos. Alguns dizem que serão modelos distintos, com o Fusion Active como uma perua crossover, enquanto o Evos seria um SUV-cupê. Faz sentido ver um crossover com uma traseira de fastback, já que a Ford teve um conceito chamado Evos, que antecipou o Fusion atual e usava exatamente esse estilo.

Vale mencionar que o Fusion não é o único carro que está perdendo a carroceria sedã para apostar em outros formatos. A próxima geração do Volkswagen Passat seguirá o mesmo caminho, sendo oferecida somente como a perua Variant na Europa. Em outros casos, o modelo pode ser eliminado por completo, como especula-se com o Arteon. Tudo por causa da queda no interesse pelos sedãs.

Ouça nosso podcast

 

Galeria: Ford Evos Concept