O novo Renault Duster 1.3 turbo já é realidade na nossa região, enquanto a marca francesa prepara uma boa renovação de sua linha nos próximos meses aqui no Brasil. Importante novidade será o uso do novo motor 1.3 turbo, desenvolvido em parceria com a Mercedes-Benz, que será utilizado ao menos em seus SUVs Captur e Duster. Com a apresentação do novo Duster em alguns países como México e Colômbia, já podemos saber alguns detalhes sobre o que estreará por aqui em breve.
Enquanto o motor 1.3 turbo utilizado nos modelos da Mercedes-Benz como o GLA e GLB entrega 163 cv e 25,5 kgfm e conta até mesmo com sistema de desativação de cilindros, a versão do mesmo motor para a Renault será um pouco mais simples. No Duster produzido na Colômbia, são 154 cv e 27,5 kgfm de torque. Apesar de menos potente, se destaca pelo maior torque, inclusive o mesmo que teremos no novo motor Firefly 1.3 turbo da Stellantis, que estará inicialmente em Fiat Toro e Jeep Compass, com 185 cv.
A transmissão é automática CVT, mais uma novidade que também deverá ser utilizada por aqui. Uma versão 4x4 com câmbio manual de 6 marchas será vendida por lá, mas dificilmente o mesmo acontecerá no Brasil. A maior diferença para o 1.3 turbo produzido em São José dos Pinhais (PR) será a tecnologia flex, que pode dar um pouco mais de potência. Ele substituirá o 2.0 aspirado e ficará ao lado do 1.6 flex SCe na linha.
A estreia deste motor acontecerá no novo Captur 2022 nos próximos meses. O SUV ganhará um novo design, melhorias como a direção elétrica e no acabamento e deverá ser vendido com as 2 opções de motores, 1.6 aspirado e 1.3 turbo. O Duster deve esperar até 2022 para ganhar o novo motor e não deve ter mudanças visuais, já que a atual foi apresentada em 2020.
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Renault Captur 2025 estreia facelift sem couro ou qualquer cromado
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Renault Captur para Europa mudará design e pode antecipar SUV-cupê nacional
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Morto no Brasil, Renault Captur vaza facelift em registro na Europa
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Renault Captur sai de linha no Brasil após 6 anos no mercado