A tão esperada picape da Hyundai está chegando. E a marca está apostando tanto nela que, de acordo com o último teaser publicado pela montadora, esta não é uma picape. É uma Santa Cruz. Obviamente, há uma linguagem de marketing envolvida pois claramente trata-se de uma picape. O vídeo publicado é da equipe de design da Hyundai na Califórnia e traz uma ideia sobre o desenvolvimento do Santa Cruz.

A principal conclusão é que a equipe abordou a Hyundai Santa Cruz com a mentalidade de que não se trata de uma picape tradicional. Ela foi projetada para "aventureiros urbanos" que também podem buscar aventuras ocasionais fora dos subúrbios. Podem dizer que essa frase também descreve a maioria dos proprietários de picapes tradicionais, mas a mensagem da Hyundai é clara.

Galeria: Hyundai Santa Cruz 2022 - fotos teaser

Para tanto, talvez a Santa Cruz não seja realmente apenas uma picape para o público norte-americano, onde será vendida. Seu design monobloco não combina com a de uma picape com carroceria, apesar de sua aparência robusta e uma caçamba na parte de trás. O único modelo deste tipo nos EUA é Honda Ridgeline, também com construção monobloco.

Aqui no Brasil, nós conhecemos este estilo por conta da Fiat Toro, que virou um exemplo e está levando a criação de algumas rivais. Um exemplo é a futura Ford Maverick, que será lançada neste ano nos Estados Unidos, com produção no México e que virá ao Brasil. A Volkswagen tem planos de entrar no segmento com a Tarok, que teve até um conceito revelado em 2018. Tudo indica que a Chevrolet também terá um modelo, que irá suceder a anciã Montana.

Seja qual for a sua denominação, a Hyundai claramente quer diferenciar a Santa Cruz de outras picapes médias, como a Toyota Tacoma e a Nissan Frontier. Juntando alguns detalhes de estilo do Tucson, como a grade que se mistura com os faróis, a picape estará disponível com tração nas quatro rodas e equipada com motores "potentes e eficientes". A Hyundai mira a Santa Cruz diretamente no mercado dos EUA, já que será fabricada nas instalações da fábrica do Alabama.

Depois de seis anos desde o conceito, a Hyundai finalmente lançará a Santa Cruz 2022 ainda neste ano, com a apresentação marcada para o dia 15 de abril. A fabricante ainda não comenta sobre a possibilidade de oferecer o veículo em outros países, mas revelou anteriormente que cogita criar uma segunda picape, esta com carroceria sobre chassi para enfrentar a Toyota Hilux.

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

Siga o Motor1.com Brasil no Facebook

Siga o Motor1.com Brasil no Instagram

Envie seu flagra! flagra@motor1.com