As vendas diretas sempre foram o caminho natural de carros básicos, geralmente voltados para trabalho. Com o aumento dos preços por diversos fatores e a limitação cada vez maior para se comprar com os benefícios para PCD, as chamadas vendas PJ estão cada vez mais sendo a alternativa para modelos mais caros, como o Jeep Compass, Renegade e Tracker.
Com 45,83% dos 177.109 automóveis e comerciais leves emplacados no Brasil em março, contra menos de 41% de fevereiro, as vendas diretas tiveram a liderança da Fiat (27,64% de participação) entre as montadoras pelo 7º mês seguido, seguida pela VW (21,4%) e Chevrolet (10,76%). Chama a atenção a Jeep com 10,41% de participação.
Os números mostram bem esse movimento. Após 3 meses consecutivos no topo do ranking de automóveis, o Jeep Renegade (4.455), SUV voltado para uso pessoal, foi superado pelo VW Gol (5.057), modelo que agora figura entre as principais opções para uso por empresas. Vale destaque também o fato de que ambos somam mais de 70% de seus emplacamentos na modalidade.
Grande surpresa do mês veio com o Uno. Modelo que parecia esquecido pelo mercado, vem mostrando bons resultados após a Fiat assumir a identidade "Uno com escada" ao somar 4.366 unidades, mais de 98% de seu total. O salto do Uno foi da 9ª para a 3ª posição nas últimas semanas.
Outro modelo Jeep que mostra grande dependência das vendas diretas em seu resultado é o Compass. Em março emplacou 3.992, volume que representa 76,6% do seu total de unidades vendidas no geral, figurando na 4ª posição do ranking. Com o Tracker não foi muito diferente. O SUV da Chevrolet somou 3.964 emplacamentos, 61,8% de suas vendas totais, alcançando o 5º lugar no ranking.
E tem mais SUVs com grande participação nas vendas diretas. O próximo da lista foi VW T-Cross, com 3.298 unidades (62,3%), seguido pelo Hyundai Creta com 2.582 emplacamentos (41,8%). Até mesmo o Nissan Kicks, renovado, teve 51,37% de participação, enquanto o Renault Duster figura com quase 57%.
O líder de vendas entre os veículos leves no mês de março no geral, o Hyundai HB20 mostra que o seu resultado não dependeu tanto das vendas diretas ao emplacar 1.359 unidades, sendo apenas o 13º na modalidade. O mesmo vale para a dupla Chevrolet Onix (1.292) e Onix Plus (1.260).
POS. |
MODELO |
VENDAS DIRETAS |
% TOTAL |
MAR. 21 |
1º |
VW GOL |
5.057 |
73,39% |
6.891 |
2º |
JEEP RENEGADE |
4.455 |
72,02% |
6.186 |
3º |
FIAT UNO |
4.366 |
98,09% |
4.451 |
4º |
JEEP COMPASS |
3.992 |
76,61% |
5.211 |
5º |
CHEVROLET TRACKER |
3.964 |
61,84% |
6.410 |
6º |
FIAT MOBI |
3.499 |
52,03% |
6.725 |
7º |
VW VOYAGE |
3.466 |
93,80% |
3.695 |
8º |
VW T-CROSS |
3.298 |
62,36% |
5.289 |
9º |
HYUNDAI CRETA |
2.582 |
41,83% |
6.173 |
10º |
RENAULT KWID |
1.939 |
38,06% |
5.094 |
11º |
NISSAN KICKS |
1.611 |
51,37% |
3.136 |
12º |
RENAULT DUSTER |
1.495 |
56,97% |
2.624 |
13º |
HYUNDAI HB20 |
1.359 |
16,96% |
8.012 |
14º |
CHEVROLET ONIX |
1.292 |
16,29% |
7.933 |
15º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
1.260 |
23,12% |
5.450 |
16º |
VW VIRTUS |
1.185 |
45,47% |
2.606 |
17º |
TOYOTA COROLLA |
978 |
23,80% |
4.109 |
18º |
VW NIVUS |
948 |
24,20% |
3.918 |
19º |
RENAULT LOGAN |
861 |
84,91% |
1.014 |
20º |
RENAULT SANDERO |
792 |
63,31% |
1.251 |
21º |
CITROËN C4 CACTUS |
784 |
69,69% |
1.125 |
22º |
FIAT ARGO |
686 |
13,73% |
4.995 |
23º |
CHEVROLET SPIN |
651 |
63,08% |
1.032 |
24º |
HONDA HR-V |
644 |
17,27% |
3.728 |
25º |
HYUNDAI HB20S |
630 |
31,34% |
2.010 |
26º |
PEUGEOT 2008 |
594 |
83,78% |
709 |
27º |
FIAT DOBLÒ |
545 |
96,46% |
565 |
28º |
FIAT SIENA |
477 |
35,31% |
1.351 |
29º |
RENAULT CAPTUR |
415 |
81,37% |
510 |
30º |
PEUGEOT 208 |
411 |
52,83% |
778 |
31º |
VW POLO |
384 |
12,48% |
3.076 |
32º |
VOLVO XC40 |
330 |
94,02% |
351 |
33º |
VW FOX |
283 |
10,52% |
2.691 |
34º |
HONDA WR-V |
246 |
20,35% |
1.209 |
35º |
HONDA CITY |
245 |
38,58% |
635 |
36º |
HONDA FIT |
236 |
45,38% |
520 |
37º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
226 |
17,82% |
1.268 |
38º |
FIAT CRONOS |
219 |
27,14% |
807 |
39º |
TOYOTA SW4 |
191 |
18,07% |
1.057 |
40º |
BMW 325i |
190 |
33,27% |
571 |
41º |
TOYOTA YARIS HATCH |
164 |
7,19% |
2.281 |
42º |
VOLVO XC60 |
164 |
67,49% |
243 |
43º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
160 |
19,46% |
822 |
44º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
159 |
44,41% |
358 |
45º |
HONDA CIVIC |
154 |
15,14% |
1.017 |
46º |
NISSAN V-DRIVE |
143 |
37,83% |
378 |
47º |
CAOA CHERY TIGGO 8 |
141 |
22,63% |
623 |
48º |
CHEVROLET TRAILBLAZER |
129 |
92,81% |
139 |
49º |
VOLVO XC90 |
119 |
95,97% |
124 |
50º |
AUDI Q3 |
103 |
49,05% |
210 |
Entre os comerciais leves, a liderança da Fiat Strada (7.872) foi calcada com quase 77% de seus registros na modalidade, onde foi o modelo nº 1 no geral. Vice-líder, a Fiat Toro (3.344) ficou 4,5 mil unidades atrás. Com 1.412 unidades, a Toyota Hilux foi ultrapassada pela Ford Ranger (1.460). No top 10, a VW Saveiro (2.690) foi a mais dependente, com mais de 92%.
POS. |
MODELO |
VENDAS DIRETAS |
% TOTAL |
MAR. 21 |
1º |
FIAT STRADA |
7.872 |
76,67% |
10.268 |
2º |
FIAT TORO |
3.344 |
49,85% |
6.708 |
3º |
VW SAVEIRO |
2.690 |
92,44% |
2.910 |
4º |
FORD RANGER |
1.460 |
61,19% |
2.386 |
5º |
TOYOTA HILUX |
1.412 |
43,67% |
3.233 |
6º |
FIAT FIORINO |
1.249 |
64,08% |
1.949 |
7º |
CHEVROLET S10 |
1.000 |
70,97% |
1.409 |
8º |
RENAULT DUSTER OROCH |
744 |
68,32% |
1.089 |
9º |
NISSAN FRONTIER |
484 |
51,05% |
948 |
10º |
RENAULT MASTER |
464 |
71,17% |
652 |
11º |
MITSUBISHI L200 |
432 |
40,64% |
1.063 |
12º |
CHEVROLET MONTANA |
263 |
79,46% |
331 |
13º |
FIAT DUCATO |
161 |
78,54% |
205 |
14º |
PEUGEOT EXPERT |
94 |
36,43% |
258 |
15º |
CITROËN JUMPY |
82 |
35,34% |
232 |
16º |
PEUGEOT PARTNER |
65 |
92,86% |
70 |
17º |
RAM 2500 |
51 |
100,00% |
51 |
18º |
VW / MAN EXPRESS |
42 |
17,87% |
235 |
19º |
HYUNDAI HR |
34 |
13,49% |
252 |
20º |
FIAT DOBLÒ |
11 |
68,75% |
16 |
21º |
PEUGEOT BOXER |
6 |
35,29% |
17 |
22º |
IVECO DAILY 35S14 |
5 |
100,00% |
5 |
23º |
IVECO DAILY 35-150 |
4 |
1,76% |
227 |
24º |
KIA K2500 |
3 |
3,26% |
92 |
25º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 313 |
3 |
75,00% |
4 |
26º |
TOYOTA BANDEIRANTE |
3 |
100,00% |
3 |
27º |
IVECO DAILY 5516 |
2 |
66,67% |
3 |
28º |
VW AMAROK |
2 |
1,17% |
171 |
29º |
CITROËN JUMPER |
1 |
4,17% |
24 |
30º |
IVECO DAILY 30-130 |
1 |
1,79% |
56 |
31º |
IVECO DAILY 30S13 |
1 |
10,00% |
10 |
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ranking mostra quais foram os carros usados mais vendidos de agosto
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Mercado de usados cai em maio com Gol na frente: veja os 50 mais vendidos
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Carros usados em fevereiro: Gol, Palio e Uno lideram as vendas
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Guia de compras de usados: Fiat Uno é opção de robustez e manutenção fácil