O novo Hyundai Creta 2022 segue em testes pelo Brasil. Depois de estrear em países como China, Índia, África do Sul e México, o novo SUV da Hyundai finalmente se aproxima do lançamento no Brasil. A nova geração segue em constantes testes de adaptação pelo país e chamando atenção no trânsito por conta da camuflagem zebrada. Desta vez, o flagra foi captado em Salvador (BA) pelo leitor Albino Rocha, que fotografou dois protótipos rodando juntos.
Apesar dos disfarces, é possível confirmar que o design do novo Creta que será feito em Piracicaba (SP) será o mesmo do polêmico modelo vendido no exterior. Ou seja, o novo SUV da Hyundai terá dianteira com faróis recortados e com iluminação full-LED nas versões mais caras e traseira com lanternas que repetem o mesmo esquema de recortes. A diferença principal ficará por conta da grade, que no novo Creta nacional será do tipo colmeia, dispensando as barras horizontais cromadas.
Os protótipos flagrados do novo Creta 2022 deixam escapar ainda outros detalhes: freios a disco nas 4 rodas (o modelo atual usa sistema a tambor no eixo traseiro) e câmera na parte superior do para-brisa, que indica a presença do sistema de frenagem automática de emergência. Há ainda antena de teto tipo barbatana e maçanetas cromadas, provavelmente por se tratar de uma versão intermediária ou topo de linha.
Nesta geração, o novo Creta ficou mais comprido, largo e ligeiramente mais baixo que a anterior. Ao todo, são 4,30 metros de comprimento, 1,79 metro de largura e 1,62 metro de altura. Para efeito de comparação, o Creta atual mede 4,27 metros, 1,78 m e 1,63, respectivamente. A distância entre-eixos também foi modificada e agora chega aos 2,61 metros - ganho de 2 centímetros.
Sob o capô, será novidade o motor 1.0 turbo de 120 cv emprestado do HB20. O propulsor certamente equipará as versões de acesso, com chances de substituir o atual 1.6 aspirado de 130 cv. É dúvida, porém, a motorização das versões mais caras, hoje equipadas com o 2.0 aspirado de 166 cv. A Hyundai terá de acompanhar concorrentes diretos, como VW T-Cross e Chevrolet Tracker, que só usam turbo. Lá fora, os Creta mais caros têm motor 1.4 turbo de 140 cv.
O lançamento do novo Creta 2022 deve acontecer ainda este ano, provavelmente no último trimestre. A produção seguirá concentrada em Piracicaba (SP), ao lado dos compactos HB20, HB20S e HB20X.
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Hyundai Creta N Line pode receber motor 1.6 turbo se mercado pedir
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Novo Hyundai Creta participa da Copa HB20 na etapa de Tarumã
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Hyundai Tucson volta a ser produzido ainda este mês
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Hyundai Creta Action sai de linha e põe fim ao motor 1.6 aspirado no Brasil