Após Volkswagen, Mercedes-Benz, Volvo e Scania interromperem suas linhas de produção por conta do avanço da pandemia, a Nissan é mais uma montadora a suspender suas atividades nesta semana. A fabricante, por meio de comunicado à imprensa feito na última quarta-feira (24), declarou uma pausa de duas semanas para a equipe de funcionários da fábrica em Resende (RJ) como forma de ampliar o isolamento social em prevenção ao coronavírus.

Fabrica Nissan - Resende (RJ)
Fabrica Nissan - Resende (RJ)

A Nissan concederá férias coletivas aos funcionários entre os dias 26 de março até 12 de abril, medida similar à adotada pela Mercedez-Benz, que dispensará os trabalhadores até o dia 05 de abril e, posteriormente, dará férias para grupos alternados, diminuindo a quantidade de funcionários dentro da fábrica. “O pessoal está bastante preocupado, a maioria já perdeu parentes, amigos, inclusive colegas de trabalho”, declarou Max Pinho, coordenador do comitê sindical na Mercedes-Benz.

Já a General Motors, como comentamos anteriormente, é uma das montadoras que descartam uma paralisação em suas produções. Segundo foi divulgado pela agência Reuters, a empresa alega estar trabalhando com todos os protocolos e medidas de segurança necessárias para evitar a contaminação dos funcionários. Entretanto, a GM teve que paralisar a produção em Gravataí (RS) por conta da falta de semicondutores.

“Nossos protocolos têm se mostrado eficientes na prevenção de infecções e pesquisas internas mostram que nossos trabalhadores se sentem mais seguros nas fábricas do que em suas próprias casas e comunidades”, justificou a montadora. “Com isso, não vemos nenhum motivo que nos leve a alterar nosso cronograma de produção neste momento”.

Além da GM, outras montadoras que continuam com sua produção ativa são: Grupo Stellantis (todas as fábricas do grupo Fiat, Jeep, Peugeot, Citroën em Porto Real - RJ, Betim - MG e Goiana - PE), Jaguar Land Rover (Itatiaia - RJ), Mitsubishi (Catalão - GO), Renault (São José dos Pinhais - PR) e a Toyota (Diadema, Sorocaba e Porto Feliz, todas em São Paulo).

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

Siga o Motor1.com Brasil no Facebook

Siga o Motor1.com Brasil no Instagram

Envie seu flagra! flagra@motor1.com