Os veículos elétricos representam um problema interessante para os supercarros. Aceleração rápida e acessível são características natas de um EV, o que pode diminuir a idolatria por máquinas de luxo de marcas como a Lamborghini. A empresa então passou a adotar outro pensamento para o seu futuro. O chefe da fabricante declarou irá priorizar a dirigibilidade e a dinâmica ao invés da aceleração e velocidade máxima nos modelos futuros.

Os carros de alto desempenho focam na velocidade máxima como seu principal diferencial, o que acabou sendo substituído pela aceleração, de acordo com Francesco Scardaon, da Lamborghini. A dirigibilidade e a dinâmica têm sido partes importantes da equação de desempenho, e agora a marca passa a adotar ambos fatores como foco. "O maior diferencial será a dirigibilidade do carro, o manuseio”, disse o executivo ao portal CarAdvice. 

Galeria: Lamborghini Sian FKP 37 - Salão de Frankfurt 2019

Os carros elétricos podem ter vantagem em desempenho, mas há uma desvantagem em destaque: o peso. As baterias são peças grandes e pesadas que podem afetar o comportamento de um carro. Scardaon também acrescentou que a dirigibilidade é "prioridade número um" para a Lamborghini, um comentário inusitado para uma marca que já havia afirmado anteriormente que a propulsão totalmente elétrica ainda não está pronta para supercarros.

No ano passado, representantes da Lamborghini e o chefe da Bugatti, Stephan Winkelmann, disseram que os supercarros elétricos puros ainda estão a uma década de distância. Agora, a empresa irá transpor a divisão gasolina-eletricidade com híbridos. A montadora italiana deu o primeiro passo com o lançamento do Sian FKP 37, modelo que substituirá o Aventador, mas manterá seu motor V12 recebendo assistência híbrida.

As marcas premium, no geral, já estão repensando seus produtos para um futuro eletrificado. Tanto fabricantes de automóveis quanto consumidores não precisam mais escolher entre desempenho e eficiência, pois os motores elétricos oferecem a melhor solução entre os dois. Tal pensamento passa a ser prejudicial para montadoras que construíram suas reputações cobrando altas quantias em dinheiro por potentes cavalos de força e exclusividade. 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com