Neste primeiro semestre, a Toyota brasileira está focada no lançamento do novo Corolla Cross, seu SUV médio produzido em Sorocaba (SP). Mas outras novidades da marca japonesa aparecerão durante este ano, como o Corolla GR-Sport e a reestilização da dupla Yaris e Yaris Sedan, que inclusive apareceu em registros de patente no Brasil.

Os Toyota Yaris e Yaris Sedan não terão mudanças profundas. A dupla terá uma leve atualização visual que vimos no exterior no ano passado, concentrada na dianteira. O para-choque adota um novo desenho, mais esportivo, e os faróis ganham sistema full-LED nas versões mais caras. Traseira, interior e rodas devem receber retoques pontuais.

A mecânica não deverá ter qualquer alteração. Como já aposentou o câmbio manual de 6 marchas, manterá apenas o CVT com o motor 1.3 (94/101 cv e 12,5/12,9 kgfm) ou 1.5 (105/110 cv e 14,3/14,9 kgfm) aspirados, ambos nacionais. Não será surpresa que a engenharia mudar algum ajuste de suspensão ou direção, por exemplo, apesar de já serem bem acertadas para o solo brasileiro.

Toyota Yaris Hatch 2023 - Registro no Brasil

Outra provável novidade é a versão GR-Sport, seguindo o Corolla, com mudanças visuais e alguns ajustes em prol da dirigibilidade. No demais, deverá manter a mesma oferta de versões, sempre com os controles de tração e estabilidade. Podemos esperar ao menos 4 airbags nos modelos mais baratos e 6 nos mais caros. 

O lançamento deve acontecer apenas no 2º semestre. Hoje, o foco da Toyota está no Corolla Cross, um SUV médio que chegará para brigar com o Jeep Compass e o VW Taos em um segmento aquecido e mais rentável que dos hatches e sedãs. Ao mesmo tempo, o boato sobre o fim do Etios e Etios Sedã segue ganhando força, mas não é confirmado pela marca japonesa.

Ouça nosso podcast

 

Galeria: Toyota Yaris 2023 - Registro no Brasil

Envie seu flagra! flagra@motor1.com