O investimento de R$ 1 bilhão que a Toyota está fazendo na planta de Sorocaba (SP) para implementar por lá a plataforma TNGA (base do SUV Corolla Cross) terá como consequência o fim da produção do Etios nas versões hatch e sedã. Fontes ouvidas por Motor1.com confirmaram que a marca japonesa já encerrou o pedido de fornecimento de peças para o modelo compacto, o que indica que sua produção deve terminar ainda antes do fim do ano. 

Isso porque, também como adiantado pela nossa reportagem, a Toyota prepara o lançamento do Corolla Cross para março ou abril de 2021. "Está muito adiantado", diz um fornecedor que atuou no projeto, que confirma também que o SUV brasileiro será "muito parecido" com o tailandês. Implementando a TNGA em Sorocaba, a Toyota já fica com sua principal plataforma também em sua segunda planta (o Corolla já a utiliza em Indaiatuba) para fazer outros modelos no futuro, como a próxima geração do Yaris e o SUV compacto derivado dele, chamado de Yaris Cross.

Comparativo Onix Advantage x Etios X
Toyota Corolla Cross

Substituição na planta da Toyota em Sorocaba: sai Etios, entra Corolla Cross

Antes disso, porém, o Yaris ainda tem lenha para queimar nesta atual geração. Após não ter mais o Etios como "rival" interno, o compacto passará por uma leve reestilização (já mostrada na Ásia) e poderá até ganhar novas versões para assumir de vez o lugar do Etios como carro de entrada da Toyota no Brasil.

Novo Toyota Yaris 2021 - Hatch

Quando o Etios sair de cena, será a vez do Yaris passar por sua primeira reestilização, como já mostrada na ásia

Lançado no mercado brasileiro em setembro de 2012, o Etios causou polêmica por ser um projeto vindo da Índia, mas logo a Toyota foi fazendo mudanças para adaptá-lo ao gosto nacional e, em 2017, ele chegou a ser o carro mais vendido da marca no país, superando a marca de 70 mil unidades entre as carrocerias hatch e sedã. Além do mercado interno, o Etios brasileiro também é comercializado na Argentina, Paraguai, Uruguai, Peru, Costa Rica e Honduras.

Toyota Etios Sedan AT

Embora espaçoso e confortável, o Etios Sedan nunca embalou nas vendas no mercado brasileiro

Desde a chegada do Yaris, porém, o Etios perdeu muito de sua clientela e o fim do modelo na Índia também não deixou muita expectativa sobre uma vida longa no Brasil. Na linha 2021, a única novidade da gama foi a multimídia Toyota Play+, com espelhamento de smartphones via Apple CarPlay e Android Auto. Atualmente, o modelo é oferecido nas versões hatch com motor 1.3 e 1.5 com câmbio manual (6 marchas) ou automático (4 marchas), e sedã 1.5 com as mesmas opções de transmissão do hatch. 

Em resposta, a marca fez o seguinte pronunciamento: Toyota não fará comentários sobre especulações do mercado, no entanto, o que podemos afirmar é que o Etios segue tendo um papel importante no line-up da marca. Desde seu lançamento, realizamos diversas mudanças inspiradas na voz do cliente, sempre melhorando a qualidade do produto. Recentemente, a linha Etios ganhou mais tecnologia e conectividade, com a nova multimídia Toyota Play+, com Apple CarPlay e Android Auto. Dito isto, afirmamos que não encerramos o pedido de peças junto a nossos fornecedores".  

Fotos: divulgação e arquivo Motor1.com 

 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com