Ford EcoSport: mal avaliado nos EUA, modelo pode ser substituído pelo Puma
Em pesquisa recente, SUV ocupou segundo lugar em índice que mede insatisfação dos proprietários
Depois de sair de linha no Brasil, o Ford EcoSport parece enfrentar dificuldades para manter-se vivo em outro importante mercado: os Estados Unidos. Em pesquisa recente, a Consumer Reports identificou que o SUV compacto é um dos veículos mais mal avaliados pelos proprietários no país. No ranking que mede o grau de insatisfação, o modelo ficou em segundo lugar, atrás apenas do Toyota C-HR (da mesma categoria).
Realizada anualmente, a pesquisa pergunta aos proprietários se eles comprariam o mesmo veículo novamente caso tivessem a oportunidade. Além disso, questiona separadamente sobre pontos específicos como conforto, dirigibilidade e componentes eletrônicos. O EcoSport foi mal avaliado em todas as categorias, recebendo feedback negativo para comportamento na estrada, direção e espaço interno. O design, tanto exterior quanto interior, também foi criticado.
Galeria: Avaliação Ford EcoSport - EUA
Apesar disso, o desempenho comercial do modelo não chega a ser exatamente ruim no mercado norte-americano. Importado da Índia, o SUV vendeu no ano passado 60.545 unidades e ocupou em 5º lugar no segmento. No ranking, ficou atrás de Chevrolet Tracker (106.642), Honda HR-V (84.027), Hyundai Kona (76.253) e Jeep Renegade (62.847), mas à frente de Nissan Kicks (58.858), Kia Seltos (46.280) e Toyota C-HR (42.936).
O que pesa contra o EcoSport é o fator idade, que acaba o deixando para trás diante de concorrentes mais modernos. A solução seria o lançamento de uma nova geração, mas as perspectivas são controversas diante do fechamento de fábricas no Brasil (onde uma nova linhagem estava sendo desenvolvida) e o fim da parceria da Ford com a Mahindra na Índia (onde também havia projetos em curso).
Para não sair perdendo e acompanhar o ritmo competitivo do segmento, a Ford poderá levar para os Estados Unidos o Puma, produzido na Europa com base na plataforma do novo Fiesta. Não por acaso, o próprio CEO da marca, Jim Farley, já manifestou nas redes sociais o desejo de ter o modelo por lá.
Fonte: Ford Authority
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nova geração do Ford EcoSport será lançada em 2025; veja o que sabemos
Citroën C3 brasileiro não é igual ao europeu; veja o que muda
Ford EcoSport terá nova geração na Europa com projeto cancelado no Brasil
"China está anos à frente em veículos elétricos", diz ex-CEO da Stellantis
A volta do EcoSport? Ford registra patente de SUV misterioso
Análise: Carlos Ghosn é quem pode salvar a Stellantis
Ford EcoSport com 6 rodas está à venda por R$ 73.000 na internet