O lançamento do novo Taos, SUV médio que virá da Argentina, vai ocasionar algumas mudanças dentro da gama da Volkswagen - e essas alterações já começam a aparecer no país vizinho. Por lá, a marca alemã está lançando a linha 2021 do Tiguan Allpace, importado do México, com foco no motor 2.0 TSI.
Isso porque o Taos será equipado com motor 1.4 TSI ligado ao câmbio automático de 6 marchas e deve ocupar uma faixa de preços, no Brasil, entre R$ 140 mil e R$ 160 mil. Com isso, a tendência é que o Tiguan perca a versão de entrada, chamada simplesmente de 250 TSI (com motor 1.4 TSI), enquanto a Comfortline passará a usar o conjunto mecânico da atual R-Line (motor 2.0 TSI de 220 cv, câmbio DSG de 7 marchas e tração integral 4Motion), porém com menos equipamentos.
Na Argentina, o Tiguan Allspace 2021 manteve o motor 1.4 TSI apenas na variante de entrada, passando a ter a nova Comfortline com o 2.0 TSI e tração integral, além da top Highline (no lugar da R-Line que temos no Brasil). Ainda não foi desta vez, porém, que o SUV recebeu a reestilização vista no Tiguan "curto" europeu, prevista para estrear no México ainda neste ano - possivelmente como linha 2022.
Com o Tiguan focado nas versões mais caras, com motor 2.0 e 7 lugares, a VW libera a faixa intermediária de SUVs para o Taos atuar, cobrindo o buraco que existe entre o T-Cross e o Tiguan. Hoje, o Tiguan 250 TSI, tabelado a R$ 146.880, é a versão menos vendida do modelo, justamente por conta de lista de equipamentos escassa. O Taos promete ser mais equipado e já começará sua gama na versão Comfortline, sem ter uma opção, digamos, básica. E o mesmo deve acontecer com o Tiguan quando tiver a companhia de seu irmão mais novo nas lojas.
Com essa mudança na motorização do Tiguan que começou pela Argentina, fica nítida a futura composição a linha de SUVs da VW no Brasil da seguinte forma:
VW Nivus: Crossover é a porta de entrada do segmento dentro da gama Volkswagen. Modelo lançado recentemente, não deve sofrer alterações tão cedo. É oferecido atualmente somente com o motor 1.0 200 TSI (Turbo) de até 128 cv nas versão Comfortline e Highline.
VW T-Cross: SUV compacto deve focar seus esforços na mesma motorização do Nivus, a 1.0 200 TSI (Turbo) de até 128 cv, pois versões com motores 1.4 250 TSI ficarão, em termos de preço, muito próximas ao do Taos. Um retoque no visual deve acontecer no máximo até o ano que vem. Atualmente é vendido nas versões 200 TSI, Comfortline e 250 TSI Highline.
VW Taos: totalmente novo, o SUV de porte médio focará em qualidade de acabamento e tecnologia embarcada. Será vendido apenas com a motorização 1.4 250 TSI nas versões Comfortline e Highline, sempre com o câmbio automático de 6 marchas.
VW Tiguan: SUV mais caro da marca no Brasil, focará apenas na motorização 2.0 350 TSI 4Motion nas versões Comfortline e R-Line. Atualização do Tiguan, com mudanças no visual e no interior, já foi lançada na Europa e deve acontecer no curto prazo também em nosso mercado.
Fotos: divulgação e Motor1.com
RECOMENDADO PARA VOCÊ
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Alemanha: VW Tiguan lidera vendas pela 1ª vez em sua terra natal
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Volkswagen Tiguan L Pro estreia na China mais luxuoso que irmão europeu
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Novo Volkswagen Tiguan L Pro vaza e dá o tom do que virá no próximo Tayron