Depois de iniciar produção para atender a demanda do mercado doméstico, a planta da Volkswagen em Puebla, no México, começa nesta semana a fabricar o crossover Taos para abastecer os Estados Unidos. Por lá, a chegada às lojas acontecerá no final do segundo trimestre e preços serão divulgados na ocasião. No portfólio local, o Taos será posicionado abaixo do Tiguan e pareado com o Jetta.

“Com a Taos, a Volkswagen do México fortalece sua posição como um ator chave na estratégia global da marca para o segmento de SUVs e aumentará a capacidade de produção na fábrica de Puebla, com produtos projetados para a região da América do Norte”, disse o presidente e CEO da VW México, Steffen Reiche.

Galeria: Volkswagen Taos 2022

Detalhes sobre a gama ainda são desconhecidos, mas caso siga a estratégia já adotada no México, a VW dos EUA venderá o Taos nas versões Trendline, Comfortline, e Highline. Desde a configuração mais básica, o modelo mexicano oferece de série controle de estabilidade, 6 airbags, chave inteligente, câmera de ré, monitor de pressão dos pneus, carregador de telefone sem fio e painel de instrumentos totalmente digital.

Todas as versões contam ainda com diversos sistemas de assistência à condução, como alerta de colisão frontal com frenagem de emergência autônoma, monitor de ponto cego, alerta de tráfego cruzado e controle de cruzeiro adaptativo.

Mecanicamente, a variante estadunidense difere da mexicana: saem de cena o motor 1.4 TSI de 150 cv e o câmbio automático de 6 marchas e entram o propulsor 1.5 TSI de 160 cv e a transmissão automática de 8 marchas. Nas versões 4Motion, o câmbio é DSG de 7 velocidades.

Taos no Brasil

Por aqui, lançamento do Taos está programado para maio de 2021, com produção em Pacheco, na Argentina, inicialmente com motor 1.4 TSI de 150 cv e câmbio automático de 6 marchas. Há ainda rumores sobre uma possível versão GTI, com motor 2.0 turbo e tração integral, mas nada foi confirmado até o momento. No mercado brasileiro, modelos como Jeep Compass e Toyota Corolla Cross serão os principais rivais.

Ouça o Podcast Motor1.com

 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com