Primo do Uno, Fiat Panda é o mais vendido da Itália pelo 9º ano consecutivo
Foi o pior ano de vendas de carro no país desde 2014, com queda de quase 28%
Em seu pior desempenho anual desde 2014, o mercado italiano encerrou 2020 com 1.381.496 veículos novos registrados, quase 28% a menos na comparação com 2019. Neste cenário, todas as montadoras do top 20 apresentaram números piores do que há um ano e apenas uma delas – a Skoda (24.659, 19ª) – teve queda na casa de um dígito (-7,4%).
Com mais de 74 mil unidades a menos do que no último ranking, a líder Fiat (211.297) fechou 2020 com 15,3% de participação de mercado – 0,4 ponto acima de 2019, quando registrou a mais baixa em 60 anos. De acordo com o Best Selling Cars Blog, desde 2018 a marca não consegue superar a barreira dos 20%. A Dacia, com 53.407 unidades, garantiu presença no top 10 pela 2ª vez. Já a Audi (49.833), 11ª, foi a melhor entre as marcas premium.
Há 9 anos consecutivos sem concorrência pelo topo da preferência, o Fiat Panda (110.465) vendeu mais do que a soma dos 3 modelos mais próximos – Lancia Ypsilon (43.033); Fiat 500X (31.831), líder entre os SUVs / crossovers; e Renault Clio (31.653), nº 1 entre os estrangeiros pelo 2º ano seguido. 11º em 2019, o Fiat 500 (31.409), impulsionado pela versão elétrica, subiu para o 5º lugar.
Com 28.101 unidades, o Dacia Sandero conquistou sua 1ª participação no top 10, aproveitando o lançamento da nova geração. 26º no ranking anterior, o Opel Corsa (24.534) saltou 13 posições e foi um dos únicos a crescerem no período (+8,1%). O outro foi o VW T-Cross (23.121, +8,2%), de 27º para 17º. Único estreante no top 30 e um dos destaques europeus no ano passado, o Ford Puma (24.135) foi o 14º.
Para o Duster (24.114) e para o EcoSport (13.346), o ano de 2020 trouxe más notícias. O Dacia, que havia sido o 3º colocado na última lista, perdeu quase 45% de seus compradores e caiu para a 15ª posição. Já o representante da Ford, último do top 30, registrou a maior queda dentre todos os modelos (-57%).
POS. | MARCA | 2020 | % MERCADO 2020 | 2019 | % MERCADO 2019 | % VAR. 2020/2019 | POS. 2019 |
1º | FIAT PANDA | 110.465 | 8,0% | 138.132 | 7,2% | -20,0% | 1º |
2º | LANCIA YPSILON | 43.033 | 3,1% | 58.759 | 3,1% | -26,8% | 2º |
3º | FIAT 500X | 31.831 | 2,3% | 42.554 | 2,2% | -25,2% | 4º |
4º | RENAULT CLIO | 31.653 | 2,3% | 41.792 | 2,2% | -24,3% | 5º |
5º | FIAT 500 | 31.409 | 2,3% | 35.493 | 1,9% | -11,5% | 11º |
6º | JEEP RENEGADE | 31.088 | 2,3% | 41.683 | 2,2% | -25,4% | 6º |
7º | TOYOTA YARIS | 29.608 | 2,1% | 36.805 | 1,9% | -19,6% | 9º |
8º | RENAULT CAPTUR | 29.299 | 2,1% | 32.184 | 1,7% | -9,0% | 14º |
9º | CITROËN C3 | 29.168 | 2,1% | 41.646 | 2,2% | -30,0% | 7º |
10º | DACIA SANDERO | 28.101 | 2,0% | 35.340 | 1,8% | -20,5% | 12º |
11º | JEEP COMPASS | 26.872 | 1,9% | 35.568 | 1,9% | -24,4% | 10º |
12º | VW T-ROC | 24.805 | 1,8% | 39.600 | 2,1% | -37,4% | 8º |
13º | OPEL CORSA | 24.534 | 1,8% | 22.700 | 1,2% | 8,1% | 26º |
14º | FORD PUMA | 24.135 | 1,7% | - | - | - | - |
15º | DACIA DUSTER | 24.114 | 1,7% | 43.701 | 2,3% | -44,8% | 3º |
16º | PEUGEOT 208 | 23.423 | 1,7% | 30.763 | 1,6% | -23,9% | 17º |
17º | VW T-CROSS | 23.121 | 1,7% | 21.373 | 1,1% | 8,2% | 27º |
18º | VW POLO | 22.608 | 1,6% | 34.629 | 1,8% | -34,7% | 13º |
19º | FORD FIESTA | 22.111 | 1,6% | 31.791 | 1,7% | -30,4% | 15º |
20º | VW GOLF | 20.569 | 1,5% | 27.354 | 1,4% | -24,8% | 19º |
21º | PEUGEOT 2008 | 19.315 | 1,4% | 23.621 | 1,2% | -18,2% | 25º |
22º | FIAT 500L | 18.975 | 1,4% | 29.414 | 1,5% | -35,5% | 18º |
23º | PEUGEOT 3008 | 18.280 | 1,3% | 25.796 | 1,3% | -29,1% | 23º |
24º | NISSAN QASHQAI | 17.467 | 1,3% | 26.418 | 1,4% | -33,9% | 21º |
25º | VW TIGUAN | 16.910 | 1,2% | 23.835 | 1,2% | -29,1% | 24º |
26º | FIAT TIPO | 16.586 | 1,2% | 26.795 | 1,4% | -38,1% | 20º |
27º | OPEL CROSSLAND X | 16.060 | 1,2% | 18.767 | 1,0% | -14,4% | 30º |
28º | TOYOTA AYGO | 14.387 | 1,0% | 16.257 | 0,8% | -11,5% | 35º |
29º | FORD FOCUS | 14.179 | 1,0% | 15.950 | 0,8% | -11,1% | 36º |
30º | FORD ECOSPORT | 13.346 | 1,0% | 30.814 | 1,6% | -56,7% | 16º |
POS. | MARCA | 2020 | % MERCADO 2020 | 2019 | % MERCADO 2019 | % VAR. 2020/2019 | POS. 2019 |
1º | FIAT | 211.297 | 15,3% | 285.945 | 14,9% | -26,1% | 1º |
2º | VOLKSWAGEN | 128.152 | 9,3% | 176.854 | 9,2% | -27,5% | 2º |
3º | FORD | 89.558 | 6,5% | 122.567 | 6,4% | -26,9% | 3º |
4º | RENAULT | 85.893 | 6,2% | 113.954 | 5,9% | -24,6% | 4º |
5º | PEUGEOT | 81.626 | 5,9% | 110.053 | 5,7% | -25,8% | 5º |
6º | TOYOTA | 71.148 | 5,2% | 90.168 | 4,7% | -21,1% | 7º |
7º | CITROËN | 64.363 | 4,7% | 86.490 | 4,5% | -25,6% | 8º |
8º | JEEP / DODGE | 59.598 | 4,3% | 81.526 | 4,3% | -26,9% | 10º |
9º | OPEL | 53.880 | 3,9% | 96.570 | 5,0% | -44,2% | 6º |
10º | DACIA | 53.407 | 3,9% | 84.104 | 4,4% | -36,5% | 9º |
11º | AUDI | 49.833 | 3,6% | 64.462 | 3,4% | -22,7% | 11º |
12º | BMW | 46.011 | 3,3% | 58.139 | 3,0% | -20,9% | 14º |
13º | MERCEDES-BENZ | 45.909 | 3,3% | 62.895 | 3,3% | -27,0% | 12º |
14º | LANCIA / CHRYSLER | 43.023 | 3,1% | 58.755 | 3,1% | -26,8% | 13º |
15º | KIA | 35.454 | 2,6% | 47.762 | 2,5% | -25,8% | 16º |
16º | SUZUKI | 33.455 | 2,4% | 38.282 | 2,0% | -12,6% | 18º |
17º | HYUNDAI | 33.387 | 2,4% | 50.361 | 2,6% | -33,7% | 15º |
18º | NISSAN | 28.353 | 2,1% | 43.133 | 2,3% | -34,3% | 17º |
19º | SKODA | 24.659 | 1,8% | 26.639 | 1,4% | -7,4% | - |
20º | SEAT | 22.138 | 1,6% | 26.828 | 1,4% | -17,5% | 20º |
... | ... | ... | ... | ... | ... | ... | ... |
| TOTAL | 1.381.496 | 100,0% | 1.916.949 | 100,0% | -27,9% | ... |
Fontes: UNRAE / Best Selling Cars Blog
Galeria: Fiat Panda 2021
Bombando
ÚLTIMOS ARTIGOS
- 08:00 Porsche 718 Spyder RS é despedida da combustão; veja impressões
- 18:00 BMW Série 3 é oferecido com financiamento sem juros ou parcelas reduzidas
- 17:00 Lada Niva segue vivo e tem curiosa versão picape de apenas R$ 60.000
- 16:38 Motor1.com Podcast #252: Como as marcas chinesas dominarão mercados globais
- 16:00 Dodge Durango SRT AlcHemi é a despedida do V8 no SUV
- 15:00 Shineray lança Free 150 com preço inferior a R$ 10 mil: o que ela traz?
- 13:30 Toyota explica porque tirou polêmico aerofólio da Hilux
- 12:00 Prestes a trocar de geração, Chevrolet Equinox tem R$ 28.000 de desconto