Versão alongada poderá se chamar Alcazar e terá como foco o mercado indiano

Depois de meses seguidos de flagras e especulações, a Hyundai parece finalmente próxima de colocar no mercado a versão de 7 lugares da nova geração do Creta. Desenvolvida na Índia, a nova variante será lançada em abril e terá a missão de atender famílias que necessitam de espaço extra, oferecendo uma série de exclusividades na comparação com o modelo mais curto de 5 lugares.

A primeira delas será o nome. Ao que tudo indica, o novo modelo chegará às lojas batizado como Alcazar. O termo já foi registrado junto a órgãos oficiais indianos e remete à fortalezas e castelos. A ideia será associar o SUV a algo espaçoso e refinado, de modo a evidenciar características como a capacidade para carregar até 7 pessoas e a qualidade do acabamento interno.

Galeria: Projeção: Hyundai Creta 2021 com 7 lugares

Outra alteração importante será verificada no design da traseira, como já adiantaram por diversas vezes projeções e imagens de flagra. As lanternas serão maiores e terão arranjo interno de luzes exclusivo, formando mais um ponto de diferenciação em reação ao Creta mais curto. Também serão próprias as rodas, o desenho das janelas traseiras e o acabamento da grade frontal.

Na comparação com o Creta mais curto, o Alcazar terá teto ligeiramente mais alto e plano, acompanhando o comprimento extra da carroceria. As medidas exatas ainda são desconhecidas, mas especulações recentes adiantam que a distância entre-eixos será ampliada em pelo menos 30 milímetros. Para efeito de comparação, o Creta convencional mede 4,27 metros de comprimento e conta com 2,61 metros de entre-eixos.

Sob o capô, serão mantidas as mesmas opções de motorização do modelo original. Na Índia, a Hyundai oferta os propulsores 1.5 de 115 cv, 1.4 turbo de 140 cv e 1.5 turbodiesel também na casa dos 115 cv. O câmbio pode ser manual ou automático, ambos de 6 marchas.

Novo Hyundai Creta - África e Oriente Médio

Novo Creta no Brasil

No Brasil, a estreia da nova geração do Creta (5 lugares) é aguardada para a segunda metade de 2021 - não por acaso, protótipos já rodam em testes por aqui. O lançamento terá papel estratégico dentro dos planos da Hyundai, principalmente levando em conta o acirramento da concorrência. Mas ainda é cedo para sabermos se a versão de 7 lugares também está nos planos da filial brasileira.

Projeções: Kleber SilvaIndian Autos Blog