Vencedor será revelado no início de março

Após divulgar a lista de reduzida de candidatos a Carro do Ano na Europa 2021, a organização do evento agora revela os finalistas para o prêmio, que será anunciado em março. E a lista traz 7 veículos que começaram a ser vendidos antes do final do ano passado - requisito para que possam concorrer.

Veja os finalistas:

1. Citroen C4
2. Cupra Formentor
3. Fiat New 500
4. Land Rover Defender
5. Skoda Octavia
6. Toyota Yaris
7. Volkswagen ID.3

Como você pode ver, a disputa está bem variada em termos de carrocerias, motorizações e marcas. O Grupo Volkswagen é o que tem mais concorrentes na lista, com o elétrico VW ID.3, o Skoda Octavia (que tem versões sedã e perua) e o Cupra Formentor, SUV da marca de esportivos da Seat.

Toyota GR Yaris 2020

O segundo elétrico da lista é o novo Fiat 500, que agora é vendido somente nesta configuração e é esperado no Brasil ainda neste ano. O Citroën C4 também aparece entre os candidatos e também conta com uma versão elétrica, embora a organização não tenha deixado claro se a indicação vale somente para a variante com motor a combustão.

Um dos candidatos mais fortes é o novo Toyota Yaris, que tem feito sucesso na Europa e inclusive desbancou o Renault Clio para conquistar a segunda posição nas vendas de novembro. O último indicado é a nova geração do Land Rover Defender, que era muito aguardada e recebeu boas avaliações por parte da mídia europeia.

Novo Fiat 500 elétrico
essai-volkswagen-id.3-2020

A votação final acontecerá em fevereiro e o vencedor será revelado online no dia 1º de março. Será a primeira vez que o anúncio será feito pela internet, pois o evento normalmente acontecia durante o Salão de Genebra (Suíça) no final de março. Com o cancelamento do evento, a organização da premiação teve que apostar em uma apresentação online.

No ano passado, o Peugeot 208 foi apontado como o Carro do Ano 2020, superando modelos como Porsche Taycan, BMW Série 1 e Tesla Model 3. O vencedor deste ano será escolhido por um grupo de 60 jurados, que são jornalistas de 23 países da Europa.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com