Apresentada no exterior em maio de 2019, a reestilização de meia-vida do sedã Audi A4 acaba de chegar oficialmente ao Brasil. Destaque da linha 2021 do modelo, a nova gama incorpora atualizações estéticas e tecnológicas importantes, além de incrementos na lista de equipamentos. O portfólio é composto pelas versões Prestige, Prestige Plus e Performance Black, que custam R$ 229.990, R$ 259.990 e R$ 304.990, respectivamente.
Por fora, o facelift inclui faróis redesenhados que eliminam o degrau presente no modelo anterior e adotam agora pequenos retângulos em LED. A grade também foi refeita, ficando mais longa na horizontal, enquanto o para-choque ganhou entradas de ar na vertical. Na traseira, as lanternas receberam nova iluminação. Já por dentro, o destaque fica por conta da nova multimídia de 10,1 polegadas, que traz a interface alinhada com os modelos Q3, Q8, Q7 e cia.
Na lista de equipamentos, a versão de entrada Prestige oferece o chamado Audi Phone Box Light (tecnologia de carregamento de smartphones por indução), sistema keyless go, entradas USB para os passageiros do banco traseiro, volante em couro multifuncional com shifts paddles, rodas de liga-leve de 18”, câmera de ré, sistema de monitoramento da pressão de pneus. O único opcional da versão é o teto solar elétrico.
A variante intermediária Prestige Plus agrega ar-condicionado automático de três zonas, bancos eletricamente ajustáveis, controle de cruzeiro adaptativo, teto solar elétrico, kit exterior S line, aviso de saída de faixa, faróis full LED, lanterna traseira com indicador dinâmico nas setas, rádio MMI plus com sistema de navegação e o Virtual Cockpit Plus, com tela de 12,3 polegadas e resolução full HD. O único opcional disponível nesta versão é o head-up display.
Já a versão topo Performance Black adiciona acabamento interno em black piano, bancos em combinação couro e alcântara com memória de ajuste, volante esportivo em couro com base aplanada e função park assist com sensor de estacionamento dianteiro e traseiro. Os opcionais são: head-up display, sistema de som Bang & Olufsen 3D, pacote Assistance City (com Audi pre sense traseiro e assistente de mudança de faixa) e faróis Full LED Matrix HD.
Sob o capô, as duas primeiras variantes têm motor 2.0 TFSI com 190 cv de potência e torque de 32,6 kgfm entre 1.450 e 4.200 rpm. Dados de fábrica indicam aceleração de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos e velocidade máxima de 240 km/h. Na versão de topo, são 249 cv de potência e torque de 37,7 kgfm entre 1.600 e 4.500 rpm, com aceleração de 0 a 100 km/h em 5,8 s e velocidade máxima de 250 km/h.
O câmbio é sempre S tronic de 7 marchas e dupla embreagem. Apenas a versão mais cara conta com tração integral Quattro. Ao todo são 12 cores disponíveis: Branco Íbis, Azul Navarra, Azul Turbo, Branco Geleira, Cinza Daytona, Cinza Quantum, Cinza Manhattan, Cinza Terra, Prata Florete, Preto Bilhante, Preto Mito e Vermelho Tango.
Fotos: Divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Audi A4 e A5 voltam a ter tração integral no Brasil; veja impressões
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Audi A4 e A5 com tração integral Quattro chegam ao Brasil; veja preços
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Audi A4 será rebatizado para A5 na próxima geração; saiba o porquê
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Teste Audi A4 S Line 2022 híbrido-leve: sobriedade e equilíbrio