Vida longa ao V12! As normas para reduzir emissões de poluentes estão cada vez mais restritivas que estão forçando este tipo de motor a sair de cena. Mas a Lamborghini não desiste trabalha em um novo esportivo, substituto do Aventador e que ainda terá um bom V12 sob o capô, embora tenha que recorrer à eletrificação.

É o que diz a revista Car and Driver, após conversar com Maurizio Reggiani, CTO da Lamborghini, após o lançamento do Huracán STO. Com a versão mais potente do supercarro com V10 nas ruas, a fabricante olha para o Aventador, que está perto de completar uma década de vida. A versão SJV, com seu 6.5 V12 de 770 cv era visto como o adeus não só do Aventador, como também do V12 para todos os supercarros italianos.

Desde então, ouvimos diversos relatos e rumores de que o V12 continuaria a ser usado pela Lamborghini e, enquanto a reportagem da Car and Driver não seja uma confirmação direta feita pela empresa, a declaração de Reggiani é o suficiente. O executivo deixa claro que o motor continuará dentro dos carros da Lamborghini e sem receber a ajuda de um turbo, pois é importante para manter a personalidade do modelo topo de linha da marca.

"O V12 tem sido parte da história da Lamborghini desde o começo. Esteve presente em todos os anos de nossa história, que é a razão da nossa estratégia e nossa visão para o futuro seja continuar com o V12 e combiná-lo a um motor híbrido", revela Reggiani.

Sim, o V12 terá que ser eletrificado de alguma forma. O executivo não quis dar detalhes, já que ainda é cedo para falar mais a respeito, mas não é de se estranhar. A Lamborghini já experimentou com a tecnologia na forma do Sian, que combina o motor 6.5 com um sistema híbrido de 48V que usa um supercapacitor no lugar de baterias. No caso do sucessor do Aventador, é improvável que use algo do tipo, pois é um esportivo mais popular e seria melhor com baterias convencionais.

Galeria: Lamborghini Aventador SVJ Roadster 2020

E quando veremos o substituto do Lamborghini Aventador? A versão SVJ é o fim da linha na produção normal do esportivo e, a não ser que apareça alguma edição especial como o Sian, vai desaparecer naturalmente das concessionárias enquanto esperamos pelo novo modelo. É possível que seja revelado em 2022, mas só começando a ser vendido em 2024.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com