Depois da chegada do Nivus, a Volkswagen oficializa o fim de Up!, Fox e Voyage na Argentina. Os modelos, produzidos no Brasil e exportados para o país vizinho, deixarão de ser vendidos por lá pela baixa participação em seus segmento. Enquanto Fox e Up! já tinham esse destino esperado, a surpresa ficou pelo Voyage. O Gol segue, assim como Polo, Virtus, T-Cross e o recém-chegado Nivus.
A informação vem de um plano de consórcio da própria VW na Argentina. Segundo o comunicado, o Fox será substituído pelo Polo, enquanto o Up! dará lugar ao Gol e o Voyage, ao Virtus. Curiosamente, a Volkswagen já mostrava em seu site o Voyage com a reestilização feita no Brasil em 2018 e que ainda não era oferecido por uma questão de estoques. A chegada do Virtus aceleraram este fim, enquanto Up! e Fox já não tinham sucesso no mercado local há algum tempo.
E no Brasil? Dos três modelos, a única incógnita ainda cerca o Up!. O Fox tem uma força comercial importante, emplacando 2.366 unidades em outubro (16.075 no acumulado), vendendo mais que Ford EcoSport, Toyota Yaris e Hyundai HB20S, por exemplo. O Voyage, assim como o Gol, tem importância entre as vendas diretas e emplacou 2.988 unidades em outubro (16.432 no acumulado), quase o mesmo que o crossover Nivus (3.124).
O Up! vive um mistério. Enquanto concessionários não recebem unidades há alguns meses, rumores indicam que ele deve continuar em linha apenas com uma versão em 2021. A própria marca diz que divulgará as informações do Up! 2021 em breve, mas até então nenhuma novidade sobre o subcompacto que nem aparece entre os 50 mais vendidos em outubro e emplacou apenas 6.781 unidades no acumulado de 2020.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Segredo: novo Volkswagen Tera será lançado em março de 2025
Novo BMW X3 M50 chega no Brasil em 2025; veja as primeiras impressões
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Black Friday GM tem oferta em toda linha em até 30 vezes em juros
Pablo Di Si, CEO da VW América do Norte, deixa o cargo de repente
Oficial: Honda deixa de oferecer a Forza 350 no Brasil
México rejeita Amarok da Argentina e terá nova geração global da picape