A carreira do Volkswagen Up! na América Latina caminha para o fim, e já estamos vendo provas disso. O site Argentina Autoblog teve acesso a um comunicado que a marca enviou aos concessionários do país vizinho, avisando que o subcompacto não será mais vendido por lá após seis anos de carreira. Dos países para onde o Up! era exportado, apenas o Uruguai ainda oferece o veículo nas concessionárias.

“Queremos anunciar a cessação da comercialização do Up! na Argentina ”, dizia o comunicado que o Argentina Autoblog teve acesso. “Após seis anos de experiência no país, decidimos encerrar a comercialização do modelo Up!, que iniciou sua comercialização em 2014 e deixa seu legado no segmento de carros compactos na Argentina. Sem mais delongas, aproveitamos para cumprimentá-los e desejar boas vendas ”, encerra o documento.

Galeria: Volkswagen Up! 2020

Embora esteja deixando de ser vendido em outros mercados do continente, o Up! ainda não deixará de ser produzido em Taubaté (SP). O subcompacto passou por uma mudança na homologação neste ano, passando a ser um carro de quatro lugares, decisão feita para não precisar receber o cinto de segurança de três pontos no assento traseiro central, item que é obrigatório na Argentina e no Brasil desde 1º de janeiro e faria a VW gastar dinheiro na modificação do projeto.

Volkswagen Up! MPI 2020
Volkswagen Up! MPI 2020

Enquanto isso, no Brasil, o Up! parece indicar uma mudança na linha 2021. O site da fabricante deixou de mostrar a versão aventureira Xtreme, oferecendo somente as variantes MPI e Connect 170 TSI, custando R$ 51.590 e R$ 57.090, respectivamente. Rumores diziam que seria vendido em apenas uma versão, justamente a Xtreme que não está mais no site, o que pode ser um esforço da fabricante para encerrar o estoque das variantes que, supostamente, sairão de linha.

A fábrica da Volkswagen em Taubaté passará por mudanças em breve, com o descongelamento de um investimento para o complexo. Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região (Sindmetau), a marca irá implementar a plataforma MQB na linha de montagem a partir de novembro, compartilhando a produção do Polo com São Bernardo do Campo (SP). Ainda terá um modelo exclusivo chamado Polo Track.

Uma forma de manter o Up! vivo seria com a versão elétrica chamada e-Up!, já vendida na Europa. Pablo Di Si, presidente da Volkswagen na América Latina, não esconde seu interesse no modelo, por ser um elétrico mais acessível. Uma unidade do subcompacto foi importada pela fabricante na Argentina para testes, avaliando sua venda para os hermanos.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com