A carreira do Volkswagen Up! na América Latina caminha para o fim, e já estamos vendo provas disso. O site Argentina Autoblog teve acesso a um comunicado que a marca enviou aos concessionários do país vizinho, avisando que o subcompacto não será mais vendido por lá após seis anos de carreira. Dos países para onde o Up! era exportado, apenas o Uruguai ainda oferece o veículo nas concessionárias.
“Queremos anunciar a cessação da comercialização do Up! na Argentina ”, dizia o comunicado que o Argentina Autoblog teve acesso. “Após seis anos de experiência no país, decidimos encerrar a comercialização do modelo Up!, que iniciou sua comercialização em 2014 e deixa seu legado no segmento de carros compactos na Argentina. Sem mais delongas, aproveitamos para cumprimentá-los e desejar boas vendas ”, encerra o documento.
Embora esteja deixando de ser vendido em outros mercados do continente, o Up! ainda não deixará de ser produzido em Taubaté (SP). O subcompacto passou por uma mudança na homologação neste ano, passando a ser um carro de quatro lugares, decisão feita para não precisar receber o cinto de segurança de três pontos no assento traseiro central, item que é obrigatório na Argentina e no Brasil desde 1º de janeiro e faria a VW gastar dinheiro na modificação do projeto.
Enquanto isso, no Brasil, o Up! parece indicar uma mudança na linha 2021. O site da fabricante deixou de mostrar a versão aventureira Xtreme, oferecendo somente as variantes MPI e Connect 170 TSI, custando R$ 51.590 e R$ 57.090, respectivamente. Rumores diziam que seria vendido em apenas uma versão, justamente a Xtreme que não está mais no site, o que pode ser um esforço da fabricante para encerrar o estoque das variantes que, supostamente, sairão de linha.
A fábrica da Volkswagen em Taubaté passará por mudanças em breve, com o descongelamento de um investimento para o complexo. Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região (Sindmetau), a marca irá implementar a plataforma MQB na linha de montagem a partir de novembro, compartilhando a produção do Polo com São Bernardo do Campo (SP). Ainda terá um modelo exclusivo chamado Polo Track.
Uma forma de manter o Up! vivo seria com a versão elétrica chamada e-Up!, já vendida na Europa. Pablo Di Si, presidente da Volkswagen na América Latina, não esconde seu interesse no modelo, por ser um elétrico mais acessível. Uma unidade do subcompacto foi importada pela fabricante na Argentina para testes, avaliando sua venda para os hermanos.
Fonte: Argentina Autoblog
RECOMENDADO PARA VOCÊ
VW up! sai de linha na Europa e será substituído por elétrico de R$ 100 mil
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Volkswagen Up! GTI começa a sair de linha na Europa sem deixar sucessor
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Alemanha em 2021: Em baixa, VW Golf completa 41 anos no topo
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Semana Motor1.com: Kwid 2023, Mobi 2022, Novo Classe C e mais