Aproximadamente um mês depois da divulgação dos primeiros rumores, temos agora a confirmação de que a inédita picape Ford Maverick, chegará ao mercado com diversos itens herdados das primas Ranger (versão norte-americana) e F-150. O principal deles, adiantado em agosto, será a janela traseira deslizante com acionamento elétrico - recurso bastante comum em picapes grandes e médias vendidas nos Estados Unidos.
A confirmação se deu a partir da captação de novas imagens, especialmente aquelas que mostram a Ford Maverick de frente. Basta olhar através do para-brisas para identificar facilmente o pequeno recorte no vidro traseiro. Janelas desse tipo são usadas principalmente para ampliar o fluxo de ar dentro da cabine e ter acesso à caçamba. Será um dos principais diferenciais da picape diante da concorrência, já que a Fiat Toro, principal rival, não dispõe da mesma função.
Como já dito, a Maverick será construída sobre a plataforma C2 (a mesma do Focus europeu e dos SUVs Escape e Bronco Sport) e posicionada abaixo da Ranger. Na comparação com a prima, será entre 60 cm e 70 cm mais curta, dependendo da configuração. O visual terá inspiração nos mais recentes SUVs lançados pela Ford, incluindo o icônico Bronco. Neste sentido, são esperadas linhas robustas e de personalidade forte, com traços retilíneos e bem marcados.
A construção será do tipo monobloco, como em carros de passeio, e, portanto, diferente do esquema de chassi separado da carroceria comum em picapes médias e grandes. A ideia da Ford será posicionar a Maverick como uma camionete para o lazer e não essencialmente para o trabalho pesado (função que já cabe às versões mais simples da Ranger). Sob o capô, são esperados os mesmos motores do Bronco Sport: 1.5 e 2.0 turbo EcoBoost, ambos ligados ao câmbio automático de 8 marchas. A tração será dianteira ou integral.
Em termos de mercado, a imprensa internacional crava que o Brasil será o primeiro país a receber o modelo. A oferta atenderá toda a América Latina e do Norte (inclusive Estados Unidos), mas os consumidores daqui serão os primeiros a poder comprar a novidade. A produção, no entanto, não será nacional: tudo indica que caberá ao México abastecer à demanda de toda a região. O lançamento acontecerá em 2021, já como linha 2022.
Fonte: Automedia
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