Veja como pode ficar o modelo que deverá ser produzido no México ao lado do SUV

Já não é novidade que a Ford trabalha em uma nova picape, e não estamos falando da próxima geração da Ranger (que também está em desenvolvimento). Trata-se da Maverick, futura camionete menor que a Ranger. Ela já foi avistada em testes, ainda bastante camuflada, e tem previsão de estreia para o Brasil em 2021, vinda do México. Ciente de rumores que dizem que ela terá design baseado no Bronco Sport, o designer digital Jonathan Machado aproveitou as fotos oficiais do SUV para criar uma projeção de como pode ficar a picape.

O parentesco entre a Ford Maverick e o Bronco Sport virá tanto pelo visual quanto pela plataforma e motores. A picape será feita sobre a arquitetura modular C2, utilizada não só pelo SUV como também pelo novo Focus e pelo Escape, este um crossover de apelo mais urbano. Esse seria um dos motivos que levaria a picape a ser produzida no México (junto do Bronco Sport), facilitando sua vinda ao Brasil – por não pagar Imposto de Importação.

Galeria: Ford Sub-Ranger picape (flagra)

Unidades iniciais da Maverick foram avistadas em 2018, mas, como o Bronco Sport estava longe de estrear, a marca estava usando uma carroceria temporária. Na versão final, ela deve misturar elementos tanto do Bronco Sport quanto da nova Ranger (que, por sua vez, vai se inspirar na nova F-150), de forma a criar uma identidade visual entre os modelos. Será uma picape com porte e proposta semelhante à da Fiat Toro, com construção monobloco e cabine dupla.

Embora a marca não confirme o nome, tudo indica que ela será batizada como Maverick. Imagens da tampa da caçamba foram reveladas pelo site The Fast Lane Truck, mostrando a peça em desenvolvimento com o nome por extenso. Outra evidência é um catálogo interno de peças vazado no começo do ano, fazendo outra referência ao modelo.

Ford Maverick - Possível tampa da caçamba

Mais uma informação que circula nos bastidores é sobre os motores vindos do Bronco Sport. Ou seja, contará com o 1.5 turbo de três cilindros nas versões de entrada, capaz de gerar 184 cv e 26,3 kgfm de torque. Nas variantes mais caras estará o 2.0 turbo de quatro cilindros, este com 248 cv e 38 kgfm. Em ambos os casos, a transmissão é a automática de 8 marchas. Até o momento, não há informações sobre uma versão diesel, mas o uso do 2.0 EcoBlue do Focus europeu (150 cv) pode ser uma opção. 

Segundo o site Automotive News, a Ford Maverick será apresentada no ano que vem e o primeiro país a recebê-la será o Brasil – inclusive será revelada aqui. Em um segundo momento começará a ser entregue em outros mercados, como os Estados Unidos. Ela até já teria sido mostrada para os concessionários dos EUA, durante uma convenção.

Projeção: Jonathan Machado
Fotos: Motor1.com

Galeria: Ford Sub-Ranger picape (flagra)