À venda no mercado intencional esse 2016, a atual geração do Nissan March (uma geração à frente do modelo que acabou de sair de linha no Brasil) já caminha para passar o bastão ao sucessor. Prova disso são as informações que começam a circular na imprensa europeia a respeito do desenvolvimento de uma linhagem completamente nova.
Em entrevista recente concedida ao jornal francês Le Monde, o diretor de operações da Nissan, Ashwani Gupta, confirmou que a nova geração já começou a ser pensada e que será inteiramente desenvolvida pela parceira Renault. A estratégia faz parte do que a marca chama de “leader-follower”, quando uma empresa assume a liderança em determinados segmentos.
“Para a próxima geração do Micra [como é chamado o modelo na Europa], pediremos à Renault para assumir o desenvolvimento e tocar a produção”, explicou Gupta. Na prática, a estratégia atual será mantida, uma vez que a francesa já produz o compacto na fábrica de Flins, nos arredores de Paris, ao lado do elétrico Zoe. Resta saber se a montagem seguirá nesta mesma planta, já que há rumores sobre possível fechamento da unidade em 2024.
Lançada há quatro anos, a atual geração do March representou verdadeira revolução sobre o modelo antigo. Rompeu com o design acanhado e apostou em linhas bem mais dinâmicas e emocionais (é praticamente o hatch do Kicks). Na Europa, já vendeu mais de 290 mil exemplares, sendo 86.489 unidades só em 2017 - seu melhor ano. Apesar disso, ocupa as últimas posições do segmento, bem atrás de rivais como Renault Clio, Volkswagen Polo, Ford Fiesta e Peugeot 208.
RANKING | MODELO | VENDAS 2019 |
---|---|---|
1 | Renault Clio | 317.645 |
2 | Volkswagen Polo | 257.804 |
3 | Ford Fiesta | 228.959 |
4 | Peugeot 208 | 224.848 |
5 | Dacia Sandero | 223.186 |
6 | Opel Corsa | 221.630 |
7 | Citroën C3 | 210.465 |
8 | Skoda Fabia | 155.136 |
9 | SEAT Ibiza | 99.647 |
10 | Nissan Micra | 65.240 |
Por aqui, o lançamento da nova geração do March chegou a ser bastante cogitado, mas os planos nunca vingaram. A solução local encontrada pela Nissan será apostar no SUV de entrada Magnite, considerado mais adequado à realidade do mercado e ao gosto atual do consumidor. O modelo deve estrear por aqui em 2022, produzido sobre uma versão alongada da plataforma CMF-A do Renault Kwid.
Fotos: divulgação
Fonte: Le Monde
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nissan testa sistema de locação de carros no Brasil
Volkswagen Tera: este é o nome do novo SUV rival de Pulse e Kardian
Novo Nissan March ganha 1.0 de 71 cv pelo equivalente a R$ 60 mil
Chineses disputam para ter o híbrido mais econômico do mundo
Com nova geração lá fora, Nissan Kicks tem R$ 13.000 de bônus no Brasil
GWM lança Haval H6 na Argentina com 2.0 turbo e sem eletrificação
"Será uma picape emocionante", diz Nissan sobre nova Frontier