Assim como em julho, o segmento de SUVs/crossovers compactos cresceu em agosto na comparação com o mesmo período de 2019 – foram 4,5% a mais, contra uma retração de 24,77% do mercado brasileiro no mês passado. Mais uma vez, os arqui-rivais da Volkswagen e Chevrolet foram os grandes responsáveis pelos números positivos.
Mesmo atrás dos números recordes conquistados em julho, T-Cross e Tracker (veja comparativo) tiveram seus segundos melhores resultados históricos. O VW, aliás, chegou ao terceiro mês consecutivo no topo e já abre boa vantagem no acumulado do ano. No caso do Chevrolet, o avanço nos últimos doze meses foi de quase 360% - vale ressaltar que em 2019 ainda era comercializada a geração anterior.
Preferido até maio, o Jeep Renegade também cresceu, mas de maneira muito mais modesta (+0,44%). Nº 1 no varejo em agosto, o Hyundai Creta perdeu quase 1/3 de seus compradores de 2019, mas assegurou boa vantagem sobre o Nissan Kicks (3.202), quinto colocado. Também com forte queda (-31%), o Honda HR-V (2.795) foi o sexto.
Em seu primeiro mês cheio, o VW Nivus (2.149) ficou pouco à frente do Ford Ecosport (2.106). Mesmo com nova geração, o Renault Duster (1.197) foi apenas o nono colocado. Após registrar em julho o seu desempenho mais expressivo em 2020, o Captur despencou: ultrapassado por Honda WR-V (866) e Citroën C4 Cactus (762), o Renault recuou quase 64%.
SUVs / Crossovers I |
||||||||
POS. |
MODELO |
AGO/20 |
JUL/20 |
AGO/19 |
% AGO 20 |
% JUL 20 |
VARIAÇÃO AGO/JUL |
VARIAÇÃO 2020/2019 |
1º |
VW T-CROSS |
6455 |
10211 |
4221 |
17,05% |
26,30% |
-36,78% |
52,93% |
2º |
CHEVROLET TRACKER |
5899 |
6070 |
1290 |
15,58% |
15,63% |
-2,82% |
357,29% |
3º |
JEEP RENEGADE |
5211 |
4735 |
5188 |
13,76% |
12,19% |
10,05% |
0,44% |
4º |
HYUNDAI CRETA |
4434 |
4017 |
6642 |
11,71% |
10,35% |
10,38% |
-33,24% |
5º |
NISSAN KICKS |
3202 |
2418 |
3886 |
8,46% |
6,23% |
32,42% |
-17,60% |
6º |
HONDA HR-V |
2795 |
2377 |
4053 |
7,38% |
6,12% |
17,59% |
-31,04% |
7º |
VW NIVUS |
2149 |
488 |
0 |
5,67% |
1,26% |
340,37% |
- |
8º |
FORD ECOSPORT |
2106 |
2078 |
3017 |
5,56% |
5,35% |
1,35% |
-30,20% |
9º |
RENAULT DUSTER |
1197 |
1422 |
1253 |
3,16% |
3,66% |
-15,82% |
-4,47% |
10º |
HONDA WR-V |
866 |
589 |
898 |
2,29% |
1,52% |
47,03% |
-3,56% |
11º |
CITROËN C4 CACTUS |
762 |
1006 |
1114 |
2,01% |
2,59% |
-24,25% |
-31,60% |
12º |
RENAULT CAPTUR |
757 |
1388 |
2073 |
2,00% |
3,57% |
-45,46% |
-63,48% |
13º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
662 |
557 |
680 |
1,75% |
1,43% |
18,85% |
-2,65% |
14º |
PEUGEOT 2008 |
537 |
522 |
798 |
1,42% |
1,34% |
2,87% |
-32,71% |
15º |
CAOA CHERY TIGGO 2 |
448 |
571 |
534 |
1,18% |
1,47% |
-21,54% |
-16,10% |
16º |
SUZUKI JIMNY |
128 |
118 |
161 |
0,34% |
0,30% |
8,47% |
-20,50% |
17º |
TROLLER T4 |
92 |
74 |
151 |
0,24% |
0,19% |
24,32% |
-39,07% |
18º |
SUZUKI JIMNY SIERRA |
85 |
98 |
0 |
0,22% |
0,25% |
-13,27% |
- |
19º |
SUZUKI VITARA |
48 |
50 |
60 |
0,13% |
0,13% |
-4,00% |
-20,00% |
20º |
JAC T40 |
19 |
26 |
112 |
0,05% |
0,07% |
-26,92% |
-83,04% |
21º |
SUZUKI SCROSS |
9 |
12 |
37 |
0,02% |
0,03% |
-25,00% |
-75,68% |
22º |
JAC T50 / T5 |
6 |
1 |
54 |
0,02% |
0,00% |
500,00% |
-88,89% |
23º |
KIA SOUL |
1 |
2 |
16 |
0,00% |
0,01% |
-50,00% |
-93,75% |
|
|
37868 |
38830 |
36238 |
100,00% |
100,00% |
-2,48% |
4,50% |
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Geely e BYD entram no Top 10 global de montadoras; Suzuki fica de fora
Novo BMW X3 M50 chega no Brasil em 2025; veja as primeiras impressões
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
Black Friday GM tem oferta em toda linha em até 30 vezes em juros
Electric Days: brasileiro prefere elétrico e híbrido plug-in, diz ABVE
Oficial: Honda deixa de oferecer a Forza 350 no Brasil
Honda HR-V sobe de preço e passa de R$ 200.000; veja tabela