Novo Rolls-Royce Ghost 2021 tem portas automáticas e painel com 850 estrelas

Nova geração do sedã já pode ser encomendada no Brasil, com preço a partir dos R$ 4 milhões

Rolls-Royce Ghost 2021 Rolls-Royce Ghost 2021

Se você ver o novo Rolls-Royce Ghost 2021 nas ruas, não será difícil confundi-lo com o anterior. Produto que mais vendeu na história da marca, o Ghost é muito importante e por isso os designers alteraram levemente a fórmula. Mesmo assim, as únicas peças compartilhadas entre eles são o porta guarda-chuvas nas portas e o ornamento clássico Spirit of Ecstasy no capô. 

Os engenheiros, no entanto, ficaram livres para melhorar e atualizar o modelo de entrada da Rolls-Royce - além disso, a plataforma de BMW já tinha dado o que podia. Enquanto o anterior usava bastante do Série 7 antigo, o Ghost 2021 já vem com a nova plataforma, a Rolls-Royce Architeture of Luxury - uma variação da base vinda do SUV Cullinan e do sedã de topo da marca, o Phantom. Nos EUA, o preço inicial é de US$ 332.500 (ou US$ 20.600 a mais que o anterior) e, de acordo com o Diretor de Vendas, Planejamento e Operações para as Américas, Martin Fritsches, cerca de 100 unidades já foram encomendadas.

Em conversa com o Motor1.com, o executivo adiantou que as encomendas também já podem ser feitas no Brasil, com o preço começando por volta de R$ 4 milhões (dependendo das escolhas que o cliente fizer para seu exemplar). Se pedir o seu agora, a previsão de entrega é para o fim de março de 2021.  

Elegância discreta

Seguindo as linhas minimalistas do Ghost, a Rolls-Royce teve bastante sucesso nesta mudança. Ele perdeu a grade do radiador icônica da marca. Essa escolha forçou o Spirit of Ecstasy a sair do ornamento cromado anterior e agora ficar na ponta do capô. 

O restante do Ghost 2021 é similar ao anterior, com algumas pequenas diferenças. A dianteira é mais suave, com uma entrada de ar em apenas uma peça de ponta a ponta. Ele perdeu as luzes de direção separadas e agora os faróis remetem ao Phantom. A grade menor e mais suave é acompanhada por um conjunto de LEDs que podem iluminar a peça por trás - os designers quiseram dar um destaque para a peça clássica da marca. 

Visto de lado, o Rolls-Royce Ghost 2021 manteve a silhueta. As linhas laterais remetem a um design de barcos, mas por outro lado, ele não abusa dos traços - e isso é bom. A marca diz que as janelas dianteiras e traseiras são proporcionais. A coluna C ficou maior, mantendo a privacidade de quem preferir ser conduzido no banco de trás. 

Outras pequenas mudanças de estilo incluem um caimento suave do teto, lanternas traseiras angulares e um acabamento na tampa traseira que remete ao Phantom. Detalhes menores, como o acabamento das janelas e as novas rodas, completam as mudanças externas do Ghost - no geral, o sedã é limpo e suave. 

Acomodações em primeira-classe

O Ghost 2021 não divide muito com o sedã anterior, principalmente no interior. Ele abandona o estilo quadrado e assume um design mais minimalista, até mais que os atuais Phantom e Cullinan. Enquanto o painel usa diversos elementos verticais nas extremidades, eles agora são mais integrados ao mais largo e reto topo do painel. 

As portas usam um acabamento que remetem a asas, como no Phantom, e no sedã menor a parte baixa do painel é menos monótona, dando um estilo mais arejado. O console central do Ghost é melhor integrado, além de mais moderno. 

No console também está o controle do mais recente sistema multimídia da marca (é o BMW iDrive, mas com gráficos específicos para a Rolls-Royce), além de um painel totalmente digital com um estilo vintage, clássico. A marca não falou o tamanho das telas, mas parecem ser grandes o suficiente para serem funcionais. Claro, a Rolls não abandona totalmente suas raízes, com mostradores analógicos em um pequeno espaço no painel. 

Coisas curiosas

Uma das partes nas quais os designers mais dedicaram tempo foi no painel. Quando o carro está desligado, parece uma grande peça preta com acabamento em madeira logo abaixo. Mas quando ligado, tudo se acende, inclusive o nome Ghost cercado por mais de 850 "estrelas". 

Como nada na Rolls-Royce é simples, esse acabamento iluminado não é apenas uma tela escondida em um painel transparente. Os pontos e os escritos estão cravados em uma peça em black piano com um verniz escuro que esconde tudo quando apagado. E esta peça é acabada com uma leve camada de verniz que é polido até a uniformidade. 

Enquanto os novos modelos da marca têm fechamento das portas elétrico, o Ghost tem também a abertura. Basta o ocupante acionar o sistema por dentro do carro que ele se ativa, assim como se fizer a mesma operação pela maçaneta externa. 

Engenharia sem limites

Se por dentro e por fora o Ghost já parece incrível, espere até ver a mecânica. Ele ainda usa um motor V12, mas agora com 6.8 litros, 571 cv de potência e 86,7 kgfm de torque. O novo V12 é mais potente e tem mais torque que o anterior 6.6 litros, e leva o sedã aos 100 km/h em 4,6 segundos. A transmissão é automática de 8 marchas com tração integral. 

O mais importante: o Ghost 2021 abandona a antiga base do BMW Série 7 e usa a nova plataforma da marca. Isso atualizou o modelo com uma nova suspensão dianteira, com maior estabilidade, além da possibilidade de acerto que privilegia o conforto sem prejudicar a dinâmica. 

Exclusiva da Rolls-Royce, a suspensão usa um sistema de bolsas de ar controladas por um sistema eletrônico inclusive para os amortecedores. O conjunto trabalha com informações dadas por um recurso que prevê o tipo de estrada que ele irá passar e lê o tipo de asfalto com uma câmera de alta definição, calibrando cada roda individualmente para preparar para algum impacto. Até a transmissão está guiada pelo GPS para dar mais conforto, fazendo as trocas nas horas certas. 

Oligarquia de entrada

Mesmo sendo um modelo de entrada, tabelado a US$ 332.500, o Ghost ainda é um objeto para ricos e muito ricos. 

E, temos que admitir, é difícil imaginar quais consumidores vão optar pelo Ghost se têm o maior e mais imponente Cullinan por um pouco a mais - US$ 250 nos EUA. Apesar de menor em dimensões, o SUV tem mais espaço interno e porta-malas. Claro que um SUV nunca terá o estilo e luxo de um sedã. O Ghost é mais estiloso e atraente que o Cullinan, além de trazer diversas tecnologias.

Texto atualizado às 15h15 com a informação sobre preço e data prevista de chegada ao Brasil

Colaborou: Daniel Messeder

Fotos: divulgação

Envie seu flagra! flagra@motor1.com