Projeto custou cerca de R$ 90 milhões em um terreno de 1.650.000 m²

O Circuito Panamericano, da Pirelli, está sendo inaugurado como o maior complexo de testes da América Latina. Localizado na pequena cidade de Elias Fausto, a cerca de 120 km de São Paulo (SP), está construído em um terreno de 1.650.000 m², sendo 205.000 m² de área construída. O espaço inclui diversas pistas para diversos testes e áreas de apoio, como auditórios, salas de briefing e reuniões e boxes. 

Segundo a Pirelli, o circuito é o resultado de um investimento de R$ 90 milhões iniciado desde 2012 e não será apenas para o desenvolvimento e testes de produtos da empresa, mas também disponível para testes e processos de montadoras e parceiros para avaliações técnicas e outras atividades, como eventos fechados. Como curiosidade, o novo complexo é oito vezes maior que a antiga pistas de testes da empresa em Sumaré (SP). 

Circuito Panamericano Pirelli
Circuito Panamericano Pirelli

Para a Pirelli, o Panamericano está ligado a outros 11 centros da empresa ao redor do mundo, o que agiliza e melhora o processo de desenvolvimento de novos modelos, principalmente de tecnologia para produtos topo de linha. Em 2021, outra bela notícia: estará disponível para eventos como Track Days de carros e motos. 

Circuito Panamericano Pirelli

“O Circuito Panamericano é maior e mais versátil em relação à antiga pista de provas, graças à estrutura multipista que permite a realização de um número maior e mais sofisticado de testes, otimizando também o tempo de desenvolvimento. A estrutura lança mão da tecnologia de ponta disponível no setor para reforçar o desenvolvimento dos produtos da Pirelli e dos parceiros, em prol do consumidor”, disse Roberto Falkenstein, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Pirelli para a América Latina.

São sete pistas, sendo uma para testes em asfalto seco, pista molhada, testes de aceleração lateral, testes de ruídos, de conforto, uma pista configurável e uma off-road. 

Fotos: divulgação 

Galeria: Circuito Panamericano Pirelli