Novidade chegará ao mercado em 2022 com forte apelo off-road

Já apresentada nas carroceiras tradicionais de 2 e 4 portas, a nova geração do Ford Bronco se programa agora para estrear em inédita variante picape. Conforme relata a imprensa norte-americana, o projeto da nova versão já está sendo tocado internamente e tem recebido atenção especial no desenvolvimento. Não por acaso, o lançamento até então programado para 2024 foi antecipado e agora está previsto para 2022.

A camionete chegará ao mercado focada em lifestyle e rivalizará diretamente com a Jeep Gladiator (versão picape Wrangler, arquirrival do Bronco). Detalhes sobre o visual ainda são desconhecidos, mas as projeções publicadas pelo site Kolesa.ru (as melhores até agora) adiantam com fidelidade as linhas gerais, incluindo proporções da caçamba e formato da tampa traseira. O único porém fica por conta da caçamba ligada à cabine, já que no modelo final certamente as peças serão separadas (como em picapes tradicionais construídas sobre chassi).

Galeria: Ford Bronco picape - Projeções

Assim como acontece com a Gladiator, a picape do Bronco herdará do irmão SUV toda a estrutura mecânica e soluções do design. Dessa forma, será mantida a pegada retrô e os detalhes estéticos exteriores e interiores já conhecidos. Haverá sempre cabine dupla, quatro portas e caçamba com espaço suficiente para a proposta de uma picape de lazer com apelo voltado para uso off-road.

A ideia será posicioná-la como um modelo de nicho, com diversas opções de personalização. Assim como no Bronco, também será possível remover as portas e o teto para ampliar a sensação de liberdade durante aventuras em trilhas e demais trechos off-road. Já o cliente que desejar uma picape voltada para o trabalho pesado encontrará outras opções no portfólio da Ford, desde a Ranger até as brutas da Série F.

A mecânica compartilhada com o Bronco incluirá os motores 2.3 EcoBoost de 274 cv e 42,9 kgfm de torque, e 2.7 V6 EcoBoost com 314 cv e 55,3 kgfm. O câmbio poderá ser manual de 7 marchas (6+1, apenas no 2.3) ou automático de 10 marchas (2.3 e 2.7), sempre com sistema de tração 4x4. As duas caixas de transferência, como no SUV, terão operação eletrônica e os diferenciais dianteiro e traseiro (assinados pela Dana) serão bloqueáveis eletronicamente.

Além desse modelo derivado do Bronco original, a Ford desenvolve outros importantes projetos de picapes. O primeiro contempla a inédita Maverick, camionete com carroceria monobloco aos moldes da Fiat Toro que chegará ao mercado em 2021. Já o outro diz respeito à nova geração da Ranger, que já está bastante adiantada e será lançada até 2022.