Performance chegou a decepcionar durante a prova

Uma das provas de segurança mais rigorosas da indústria automotiva, o temido teste do alce acaba de colocar à prova a performance dinâmica da oitava geração do Volkswagen Golf. A avaliação foi realizada pela equipe da publicação espanhola Km77 e resultou em um registro nada positivo para o currículo o modelo.

Conforme relatado, o hatchback frustou expectativas e não foi capaz de cumprir o desafio de manobra evasiva com total segurança. Na prática, o modelo falhou na velocidade padrão de 77 km/h, chegou a derrubar alguns cones ao tentar realizar a manobra e não foi capaz de voltar à trajetória para fazer o segundo desvio.

Galeria: Avaliação: Novo VW Golf 2020

A prova, não custa lembrar, avalia o comportamento do veículo em manobras rápidas e tem como objetivo verificar a capacidade do veículo de desviar de obstáculos repentinos com segurança- como um alce atravessando a estrada, por exemplo. Os testes são realizados com desvios bruscos de rota em velocidades graduais, de modo a levar a suspensão ao limite com a transferência de peso do carro de um lado para o outro.

A velocidade padrão para testes é 77 km/h, mas no caso do Golf o melhor resultado só foi obtido a 69 km/h. Decepcionou mais ainda o fato de o desempenho ter sido inferior ao do Golf da geração passada, que quando foi testado em 2017 pela mesma publicação conseguiu fazer a manobra a 76 km/h. Já aos 77 km/h, derrubou apenas um cone.

Novo Golf 8 no Brasil

Para o Brasil, a expectativa de termos o Golf 8 está intimamente relacionada ao lançamento do esportivo eletrificado GTE, única versão do hatch oferecida por aqui, ainda na geração anterior. A previsão é que a estreia local aconteça em 2021, somente como importado e de vendas restritas.

Fotos: Divulgação