Crossover inédito será produzido no Brasil em 2021, com motor 1.8 híbrido

A estreia do Toyota Corolla Cross acontecerá mais cedo do que imaginávamos. De acordo com o site tailandês HeadlightMag, a apresentação está marcada para a próxima quinta-feira, 9 de julho, estreando primeiro no país asiático. Este será o próximo carro nacional da marca, pois será feito em Sorocaba (SP) em 2021, onde foram investidos R$ 1 bilhão para atualizar a fábrica, e virá para brigar com o Jeep Compass e com o futuro Volkswagen Tarek.

Até o momento, as informações sobre o Toyota Corolla Cross estão desencontradas. Há algumas semanas, dados vazaram indicando que ele terá 4,46 metros de comprimento, 1,82 m de largura, 1,61 m de altura e 2,70 m de entre-eixos. Porém, a HeadlightMag afirma que o entre-eixos será de 2,64 m. Isso também vai de encontro com o que foi apurado por Motor1.com, de que ele usaria o mesmo entre-eixos do Corolla.

Galeria: Toyota Corolla Cross (flagra)

Outro ponto de divergência é sobre o posicionamento do carro. Na Tailândia, acredita-se que ele será um modelo compacto e enfrentará modelos como Honda HR-V e Peugeot 2008, por ter o mesmo entre-eixos, ainda que seja maior no comprimento total. Por aqui, o que ouvimos é que ele foi feito para o segmento médio e que o modelo compacto ainda não foi aprovado.

O que sabemos, e que confirma o que é dito na Ásia, é que ele será equipado com os mesmos motores do Corolla. Ou seja, terá o 2.0 aspirado de quatro cilindros e injeção direta, de 177 cv e 21,4 kgfm, enquanto por lá terá o 1.8 de 142 cv. Já as versões mais caras usarão o 1.8 híbrido de 122 cv (que aqui é flex). A transmissão será sempre do tipo CVT, simulando 10 marchas no 2.0 (com a primeira mecânica) e sem simulação de marchas no híbrido.

Virá com o mesmo nível de equipamentos que o sedã médio. Podemos esperar pela central multimídia com tela de 9”, câmera de ré, ar-condicionado automático, faróis em LED, sensor de ponto cego e mais. Estes itens já teriam sido confirmados para o modelo tailandês, que será vendido em quatro versões – uma com o 1.8 aspirado e as outras três com o 1.8 híbrido.

Apesar da apresentação na Ásia, ainda teremos que esperar um tempo para o lançamento no Brasil. A Toyota prometia um lançamento para 2021, porém não há informações sobre em qual momento do ano isso acontecerá. Por aqui, ainda não foi visto nenhum protótipo do modelo em testes.