A estreia do Toyota Corolla Cross acontecerá mais cedo do que imaginávamos. De acordo com o site tailandês HeadlightMag, a apresentação está marcada para a próxima quinta-feira, 9 de julho, estreando primeiro no país asiático. Este será o próximo carro nacional da marca, pois será feito em Sorocaba (SP) em 2021, onde foram investidos R$ 1 bilhão para atualizar a fábrica, e virá para brigar com o Jeep Compass e com o futuro Volkswagen Tarek.

Até o momento, as informações sobre o Toyota Corolla Cross estão desencontradas. Há algumas semanas, dados vazaram indicando que ele terá 4,46 metros de comprimento, 1,82 m de largura, 1,61 m de altura e 2,70 m de entre-eixos. Porém, a HeadlightMag afirma que o entre-eixos será de 2,64 m. Isso também vai de encontro com o que foi apurado por Motor1.com, de que ele usaria o mesmo entre-eixos do Corolla.

Galeria: Toyota Corolla Cross (flagra)

Outro ponto de divergência é sobre o posicionamento do carro. Na Tailândia, acredita-se que ele será um modelo compacto e enfrentará modelos como Honda HR-V e Peugeot 2008, por ter o mesmo entre-eixos, ainda que seja maior no comprimento total. Por aqui, o que ouvimos é que ele foi feito para o segmento médio e que o modelo compacto ainda não foi aprovado.

O que sabemos, e que confirma o que é dito na Ásia, é que ele será equipado com os mesmos motores do Corolla. Ou seja, terá o 2.0 aspirado de quatro cilindros e injeção direta, de 177 cv e 21,4 kgfm, enquanto por lá terá o 1.8 de 142 cv. Já as versões mais caras usarão o 1.8 híbrido de 122 cv (que aqui é flex). A transmissão será sempre do tipo CVT, simulando 10 marchas no 2.0 (com a primeira mecânica) e sem simulação de marchas no híbrido.

Virá com o mesmo nível de equipamentos que o sedã médio. Podemos esperar pela central multimídia com tela de 9”, câmera de ré, ar-condicionado automático, faróis em LED, sensor de ponto cego e mais. Estes itens já teriam sido confirmados para o modelo tailandês, que será vendido em quatro versões – uma com o 1.8 aspirado e as outras três com o 1.8 híbrido.

Apesar da apresentação na Ásia, ainda teremos que esperar um tempo para o lançamento no Brasil. A Toyota prometia um lançamento para 2021, porém não há informações sobre em qual momento do ano isso acontecerá. Por aqui, ainda não foi visto nenhum protótipo do modelo em testes. 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com