Nova Toyota Hilux 2021 estreia visual mais agressivo e motor diesel de 204 cv
Facelift deixa cabine mais tecnológica e traz ainda mudanças na suspensão
Depois do vazamento de imagens de catálogo e do flagra de unidades prontas transportadas em cegonheiras, a Toyota finalmente oficializa nesta quinta-feira (4) a apresentação da Hilux 2021. A reestilização (segunda nesta oitava geração da picape) reúne uma série de novidades no visual e atualizações importantes na lista de equipamentos, além de aprimoramentos mecânicos há muito tempo esperados.
Por fora, o grande destaque fica por conta da dianteira totalmente reformulada. A grade, com formato trapezoidal, ficou bem mais robusta e pode ter detalhes exclusivos de acordo com cada versão (o modelo asiático das fotos aparece nas variantes tradicional e Rocco, com aspecto mais esportivo e próximo da configuração GR Sport vendida no Brasil).
Galeria: Nova Toyota Hilux 2021
Além disso, os faróis com luzes diurnas de LED têm aparência bem mais sofisticada e o para-choque traz novas molduras para os faróis de neblina. Nas laterais, há rodas redesenhadas para todas as versões e molduras plásticas exclusivas para a versão Rocco. Na traseira, as lanternas agora são de LED e têm assinatura de iluminação estilizada na forma de um "3".
Por dentro, as novidades são principalmente tecnológicas. A central multimídia, até então criticada, agora tem integração com Apple CarPlay e Android Auto, além de botões físicos para ajuste de volume e ligar/desligar. O quadro de instrumentos ganha novos grafismos e o pequeno painel entre os mostradores analógicos agora conta com exibição digital de velocidade.
Mecanicamente, o destaque fica por conta do motor 2.8 turbodiesel programado para entregar 204 cv e 51 kgfm de torque. Na prática, a atualização representa ganhos de 27 cv e 5,1 kgfm de força sobre o motor atual (177 cv e 45,9 kgfm) e finalmente coloca a Hilux em pé de igualdade com as principais rivais Ford Ranger, Volkswagen Amarok e Chevrolet S10 - todas com 200 cv ou mais. As versões com câmbio manual, porém, seguem com os mesmos 42,8 kgfm de hoje.
Além disso, a Toyota diz que fez importantes aprimoramentos na suspensão (neste caso tanto nas variantes 4x4 quanto 4x2). Entre os principais, há novos ajustes para os amortecedores, novas buchas e design otimizado para as molas. Como resultado, a marca promete maior nível de conforto para os ocupantes - sem redução da capacidade off-road.
Nova Toyota Hilux no Brasil
Apresentada neste primeiro momento na Ásia, a Hilux 2021 não deve demorar para chegar a outros mercados. A prioridade será a Tailândia, já nas próximas semanas, mas a partir de julho a picape renovada chegará a países da Europa Oriental em em outubro nações da Europa Ocidental. O lançamento no Brasil é aguardado para o último trimestre - só resta saber se os planos serão ou não adiados devido à pandemia do coronavírus.
Fotos: Divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota Hilux Rangga SUV leva 7 e é mais barato que o SW4
Nova picape Kia Tasman, rival da Hilux, está planejada para o Brasil
Toyota lança Hilux e SW4 2025; veja os preços e o que muda
Lojas Toyota já receberam o Corolla 2025; veja como é ao vivo
Toyota Hilux Champ para o Brasil vira dúvida diante do 'custo Argentina'
Quais foram os 50 carros usados mais vendidos do Brasil em novembro?
Toyota mostra Hilux movida a biogás desenvolvida pela engenharia do Brasil