Lançado em 2017, o Volkswagen Arteon tem o posto de sedã mais caro da marca alemã no mercado europeu. Após 3 anos de mercado, receberá uma atualização que renovará tanto o seu design quanto a lista de equipamentos. Até mesmo a motorização terá novidades com a chegada de uma versão híbrida plug-in GTE. Com apresentação confirmada para o dia 24 de junho, o sedã aparece em um primeiro teaser com um esboço do carro.
Como é de praxe, o desenho do Volkswagen Arteon é bem exagerado para destacar o seu design, como podemos ver pela linha do teto extremamente baixa e as rodas enormes. Podemos notar algumas das alterações na frente do sedã, com novos faróis interligados por uma barra de LED, da mesma forma que o novo Golf. Outro detalhe aparente é o novo logo "R Line", que estreou com o Atlas Cross Sport no ano passado.
A atualização trará outra novidade, na forma do Arteon Shooting Brake, versão perua do sedã que servirá de alternativa mais estilosa ao Passat Variant. Nenhum detalhe foi revelado ainda, mas ela deve oferecer bem mais do que os 563 litros do sedã.
Até agora, a Volkswagen só comenta que o Arteon 2021 receberá a central multimídia MIB3, usada também pelo Golf e que tem um sistema de atualização on-line. Também contará com um sistema de condução semi-autônoma capaz de acelerar, frear e mover o volante em velocidades a até 210 km/h.
O que a marca alemã não fala é que as duas carrocerias receberão uma versão esportiva R, que deve ser mostrada em um segundo momento. O Arteon R já foi visto em testes algumas vezes e sua motorização deve ser composta pelo 2.0 TSI usado também por Golf R e T-Roc R, com potência por volta de 330 cv. Há um tempo a VW falou sobre um novo 3.0 VR6 turbo de quase 400 cv, mas ela nunca mais tocou no assunto.
Além da chegada da versão híbrida, outra novidade já confirmada para o novo Volkswagen Arteon é a variante híbrida plug-in GTE, anunciada pela fabricante junto com o Tiguan GTE. Infelizmente, não temos muitas chances de ver o carro por aqui, já que o segmento é muito pequeno e dominado por marcas de luxo como Audi, BMW e Mercedes-Benz. Além do mais, a empresa já traz o Passat como seu sedã topo de linha no país.
Fonte: Volkswagen
Wolfsburg, Germany — In advance of a virtual world première later this month, Volkswagen is giving a first glimpse of the new Arteon. Alongside the classic gran turismo, a shooting brake will also be available in Europe.
Volkswagen will introduce a major update of the model line with the debut of the two Arteon versions. On the inside, the Arteon will be given a completely new cockpit environment to match its exclusive nature, and the latest modular infotainment matrix (MIB3) systems will be integrated to ensure the best possible connectivity.
Intelligent assist systems will also be introduced in this avant-garde model line. Thanks to “Travel Assist”, highly assisted driving—within the system limits—will be possible in the new Arteon models for the first time. Designed particularly with long-distance journeys in mind, these Volkswagen models will take over steering, acceleration and braking up to speeds of 130 mph—under the control of the driver.
The world première and detailed information about the Arteon and Arteon Shooting Brake will follow later this month.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
VW Arteon: sedã sai de linha, mas perua seguirá em produção
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Volkswagen Arteon sai de linha e desfalca ainda mais segmento de sedãs
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Novo VW Arteon 2021 atualiza estilo, mas o destaque é a inédita perua híbrida
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
Volkswagen Arteon ganha preparação com 489 cv de potência