Toyota Corolla GR: versão esportiva pode ter motor 3 cilindros e tração integral

Modelo deve chegar ainda em 2020 com 260 cv de potência, inicialmente na versão hatchback

Toyota Corolla GR - Projeção Toyota Corolla GR - Projeção

No começo de maio, a Toyota revelou que iria lançar um hatch esportivo no mercado norte-americano em breve. Isso foi anunciado pouco depois da apresentação do Yaris GR, modelo com tração integral, motor turbo de três cilindros e transmissão manual, mas que será vendido na Ásia e na Europa. Para os EUA, a alternativa será o Corolla GR, com carroceria hatchback.

A revista japonesa Best Car revela mais alguns detalhes sobre o Corolla GR, adiantando que ele está em desenvolvimento e mais algumas informações bem interessantes. Ele adotará o mesmo conjunto mecânico do Yaris GR, com tração integral e o motor 1.6 turbo de três cilindros. No Yaris, ele entrega 260 cv e 36,7 kgfm de torque - é o tricilíndrico mais potente do mundo.

 

Rumores sobre essa motorização já haviam aparecido antes, o que acaba dando mais força para estas informações. Uma novidade é que, segundo a Best Car, o lançamento deve acontecer entre o final deste ano e o começo de 2021, bem antes do prazo anterior, que falava de uma estreia somente em 2023.

Mesmo que a Toyota não confirme que o carro será o Corolla, há muitas evidências de que será ele, uma vez que executivos da marca comentaram anteriormente sobre este modelo e há até um registro do nome GR Corolla em diversos países. Além do mais, é um esportivo que precisa existir, já que o plano da Toyota é ampliar sua linha de modelos feitos pela Gazoo Racing e não há escolha melhor do que justamente o carro mais vendido da empresa.

Resta saber se existem planos para o Toyota Corolla GR também na variante sedã. A marca já comentou que estudava uma opção para o três-volumes, mas sem revelar se realmente seria um esportivo de verdade ou uma opção esportivada GR Sport, como a Hilux. A Gazoo Racing trabalha com três níveis de modelos, e o GR é o intermediário, recebendo uma preparação mecânica, enquanto o GR Sport tem apenas o visual mais agressivo.

Ouça nosso podcast:

Projeção: Motor1.com
Fotos: divulgação

Envie seu flagra! flagra@motor1.com