À venda no mercado europeu desde 2013, a atual geração do Peugeot 308 deverá ser substituída dentro de alguns meses por uma linhagem completamente nova. O projeto tem importância estratégica dentro da empresa e deverá resultar em um hatchback de visual agressivo e pegada bastante esportiva, conforme adiantam as projeções.
As renderizações foram feitas com base nas linhas do conceito Instinct, apresentado no Salão de Genebra de 2017, e refletem a nova linhagem de design da marca. Tudo indica que o lado emocional do carro será bastante explorado nesta nova geração, servindo como contraponto aos rivais mais sóbrios como Volkswagen Golf e Opel Astra.
Pelo que já foi descoberto, o modelo continuará a ser construído sobre a plataforma modular EMP2 (que passará por diversas atualizações) e terá pelo menos uma variante do tipo híbrida plug-in em oferta. Além disso, está em estudos o lançamento de uma versão 100% elétrica aos moldes dos primos e-208 e e-2008. A oferta desta configuração ganha força justamente pela alta demanda recebida pelo compacto.
Outra novidade será a variante apimentada Peugeot Sport Engineered, nova sigla da marca para acabamentos esportivos. Especula-se que será equipada com um motor tradicional a combustão associado a um propulsor elétrico instalado no eixo traseiro, num total de mais de 300 cv. Será a resposta dos franceses ao VW Golf R.
O lançamento da nova geração do 308 é aguardado para 2021. Assim como no modelo atual, o portfólio será composto pelas carroceria hatchback (apenas de 4 portas) e perua.
Projeções: Motor1.com
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Carro do Ano 2022: Mustang Mach-E e Peugeot 308 estão na final
Latin NCAP: Citroën Aircross falha gravemente em segurança
Novo Peugeot 308 2022: já dirigimos todas as versões
Carros do G20: fomos a Copacabana analisar comitivas dos chefes de governo
Peugeot 308 que não foi lançado no Brasil é vendido em leilão
Teste Citroën Basalt Shine: a (quase) massificação do SUV cupê
Semana Motor1.com: novos 3008 e 308 SW, Maverick no Brasil e mais