Produção de veículos cai 99% e atinge menor nível mensal desde 1957, diz Anfavea
Com quase todas as fábricas paradas, apenas 1.847 unidades foram produzidas entre automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus
- Fábricas paradas resultaram em pior produção da história
- Renault e BMW puxam a fila da retomada para maio
- Ao menos, emprego se mantém estável na indústria
Se as vendas de automóveis caíram cerca de 77% em abril devido a pandemia do coronavírus, o resultado na produção foi ainda mais catastrófico: queda de 99% em relação a março e 99,4% em relação ao mesmo período do ano passado. Com quase todas as fábricas paradas, apenas 1.847 unidades foram produzidas entre automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus e 99,4%. De acordo com a Anfavea, associação que reúne as principais montadoras, a indústria atingiu o menor nível mensal desde que começou a produção de carros no país, em 1957.
Os estoques na virada do mês estavam em 237 mil unidades entre fábricas e concessionárias, suficientes para quatro meses de vendas no ritmo lento atual, o que explica a dificuldade em retomar a produção em todas as fábricas. Já as exportações despencaram 79,3% para autoveículos (pior volume desde janeiro de 1997). O único indicador positivo foi o nível de empregos diretos na indústria, que se mantém num patamar acima dos 125 mil na soma das 26 associadas da Anfavea.
Para Luiz Carlos Moraes, Presidente da entidade, é preciso em primeiro lugar proteger a saúde dos funcionários, e ao mesmo tempo encontrar meios para que o Brasil não entre numa recessão tão grave que possa levar o país a um colapso. "Isso exige um engajamento coordenado de toda a sociedade e também do Estado brasileiro, com foco absoluto na saúde e na economia. Não é hora de ruídos políticos que só desviam as atenções do que realmente interessa à população brasileira no momento de uma crise sem precedentes”.
Neste cenário, a "luz no fim do túnel" é que algumas fabricantes já voltaram a produzir, como a Renault em São José dos Pinhais (PR) e a BMW em Araquari (SC). A FCA também deve recomeçar as atividades em Betim (MG) nesta semana, enquanto a VW trabalha para voltar ainda em maio. Assim, a expectativa é que este mês já reflita alguma melhora em relação ao fatídico abril.
Fotos: divulgação
Galeria: Volkswagen Fábrica Anchieta - 60 anos
RECOMENDADO PARA VOCÊ
GWM produzirá mais um SUV e anti-Shark além do Haval H6 no Brasil
Motorista de Lamborghini é multado por não ter "habilitação para supercarro"
Motor da Mitsubishi L200 Triton deixa de ser produzido no Brasil
Kia Tasman terá versão elétrica em 2026 para brigar com inédita Ranger EV
GAC iniciará operação no Brasil com 7 lançamentos em 2025 e aposta em flex
AMG G63 inspirado em Hamilton é o Classe G mais rápido da história
Nissan: falta de híbridos estaria matando a empresa, diz publicação