Ayrton Senna: todos os carros que o brasileiro pilotou na Formula 1

No dia em que se completa 26 anos de sua morte, relembramos os bólidos do tricampeão

Todos os carros que Ayton Senna já dirigiu Todos os carros que Ayton Senna já dirigiu

Vamos ver se a sua memória está boa: você lembra de todos os carros que Ayrton Senna pilotou na Formula 1? Vamos te dar algumas dicas. Em 11 temporadas, foram 12 monopostos para quatro equipes, desde a humilde Toleman, passando pela lendária Lotus até as mais famosas McLaren e Williams. 

Por isso, no dia em que se completam 26 anos de sua morte, durante o GP de San Marino de 1994, queremos fazer uma pequena homenagem, mostrando todos os carros em que o tricampeão competiu. Garanto que, como em nós, vai despertar grandes recordações em vocês. 

Toleman e Lotus, o começo

Ayrton Senna estreou no campeonato de Formula 1 ao volante do modesto Toleman-Hart, em 1984. Durante aquela temporada, com sua famosa exibição no chuvoso GP de Mônaco, Senna usou dois carros diferentes, o TG83B e o TG184. Nesta primeira temporada, foram três pódios e a nona colocação no campeonato, com 19 pontos. 

Esses resultados abriram as portas na Lotus-Renault, escuderia pela qual ele competiu por três temporadas e conseguiu sua primeira vitória, no GP de Portugal de 1985. Durante esses três anos, foram seis vitórias e o terceiro lugar como a melhor colocação no campeonato. 

Consagração na McLaren e o final na Williams

Depois da Lotus, chegou a época dourada na McLaren, onde passou seis temporadas, cinco com motores Honda e uma com motor Ford. Durante este período, foram três títulos mundiais, em 1988, 1990 e 1991, além de um vice. Foram 35 vitórias e grande parte de suas 65 pole positions. Neste período, nasceu sua rivalidade com Alain Prost. 

Depois de uma temporada completa com o McLaren Ford, decidiu mudar de equipe, indo para a William Renault em 1994, a dominadora dos campeonatos de 1992 e 1993. Sem dúvida, foi um passo em falso, já que encontrou um carro difícil de pilotar e com uma equipe rival, a Benetton, que começava a andar mais forte. 

Depois de abandonos nas primeiras provas do ano, Senna sofreu o acidente fatal no GP de San Marino, em Ímola, que nos tirou uma das grandes lendas do esporte mundial. 

Além de suas vitórias, lembramos de seus carros. Com a McLaren, hoje, ele batiza um dos modelos superesportivos mais surpreendentes, o McLaren Senna. Veja as fotos na galeria abaixo. 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com