Vamos ver se a sua memória está boa: você lembra de todos os carros que Ayrton Senna pilotou na Formula 1? Vamos te dar algumas dicas. Em 11 temporadas, foram 12 monopostos para quatro equipes, desde a humilde Toleman, passando pela lendária Lotus até as mais famosas McLaren e Williams. 

Por isso, no dia em que se completam 26 anos de sua morte, durante o GP de San Marino de 1994, queremos fazer uma pequena homenagem, mostrando todos os carros em que o tricampeão competiu. Garanto que, como em nós, vai despertar grandes recordações em vocês. 

Galeria: Todos os carros que Ayton Senna já dirigiu

Toleman e Lotus, o começo

Ayrton Senna estreou no campeonato de Formula 1 ao volante do modesto Toleman-Hart, em 1984. Durante aquela temporada, com sua famosa exibição no chuvoso GP de Mônaco, Senna usou dois carros diferentes, o TG83B e o TG184. Nesta primeira temporada, foram três pódios e a nona colocação no campeonato, com 19 pontos. 

Esses resultados abriram as portas na Lotus-Renault, escuderia pela qual ele competiu por três temporadas e conseguiu sua primeira vitória, no GP de Portugal de 1985. Durante esses três anos, foram seis vitórias e o terceiro lugar como a melhor colocação no campeonato. 

Todos os carros que Ayton Senna já dirigiu
Todos os carros que Ayton Senna já dirigiu

Consagração na McLaren e o final na Williams

Depois da Lotus, chegou a época dourada na McLaren, onde passou seis temporadas, cinco com motores Honda e uma com motor Ford. Durante este período, foram três títulos mundiais, em 1988, 1990 e 1991, além de um vice. Foram 35 vitórias e grande parte de suas 65 pole positions. Neste período, nasceu sua rivalidade com Alain Prost. 

Ayrton Senna: todos los coches de F1 que pilotó

Depois de uma temporada completa com o McLaren Ford, decidiu mudar de equipe, indo para a William Renault em 1994, a dominadora dos campeonatos de 1992 e 1993. Sem dúvida, foi um passo em falso, já que encontrou um carro difícil de pilotar e com uma equipe rival, a Benetton, que começava a andar mais forte. 

Depois de abandonos nas primeiras provas do ano, Senna sofreu o acidente fatal no GP de San Marino, em Ímola, que nos tirou uma das grandes lendas do esporte mundial. 

Além de suas vitórias, lembramos de seus carros. Com a McLaren, hoje, ele batiza um dos modelos superesportivos mais surpreendentes, o McLaren Senna. Veja as fotos na galeria abaixo. 

Ayrton Senna: todos los coches de F1 que pilotó

Galeria: McLaren Senna 2018

Envie seu flagra! flagra@motor1.com