Novo McLaren Senna homenageia piloto brasileiro com 800 cv
Supercarro inglês terá venda revertida ao Instituto Senna. E todas as 500 unidades previstas já foram encomendadas...
A McLaren surpreende e batiza de Senna o projeto até então conhecido como P15, que acaba de ser revelado neste fim de semana. Trata-se do carro da marca mais focado em pista que pode rodar nas ruas, fazendo assim a justa homenagem ao piloto brasileiro Ayrton Senna da Silva. Somente 500 carros serão produzidos, e todos terão sua venda em benefício do Instituto Senna. Como esperado, todos os modelos já foram vendidos. Preço? 750 mil libras no Reino Unido (cerca de R$ 3,3 milhões).
Estilo é subjetivo, mas não há dúvidas de que o McLaren Senna aposta num design fora do comum como consequência de a carroceria ter sido desenvolvida para o máximo de performance. Ela representa o auge do princípio "a forma segue a função", que tem como objetivo reduzir o arrasto aerodinâmico e e melhorar a refrigeração ao mesmo tempo. Do duplo difusor sob o carro à enorme asa traseira (ativa), o supercarro é resultado de incontáveis horas no túnel de vento.
Os painéis de porta transparentes são no mínimo peculiares, enquanto os freios de carbono-cerâmica chamam a atenção por detrás das rodas vestidas com pneus Pirelli P-Zero Trofeo R. Cada disco desse leva sete meses para ser feito, segundo a McLaren. Feita em fibra de carbono, a cabine adota um layout minimalista, mas ainda assim traz mimos como sistema de infoentretenimento, câmera de ré, painel digital e sistema de som. Não haverá dois McLaren Senna com bancos iguais. Cada um será feito em fibra de carbono especialmente para seu comprador.
Passando ao motor, temos o conhecido 4.0 V8 biturbo aplicado no modelo 720S, mas retrabalhado para entregar 800 cv de potência e 800 Nm de torque (81,6 kgfm). Além de ser 80 cv e 3 kgfm mais forte que o propulsor do 720S, o McLaren Senna também é significativamente mais leve, pesando apenas 1.198 kg, ou 85 kg a menos que o irmão.
Dados de performance ainda não foram divulgados, mas podemos esperar que seja um canhão por conta dos dados técnicos. "Desempenho selvagem" é uma das promessas feitas pelo sobrinho de Ayrton, Bruno Senna, que esteve diretamente envolvido no projeto do supercarro.
A produção vai começar no último trimestre de 2018, com a primeira aparição pública marcada para o Salão de Genebra, em março.
Fotos e vídeo: McLaren
Galeria: McLaren Senna 2018
RECOMENDADO PARA VOCÊ
McLaren foi vendida mais uma vez, inclusive divisão de competições
Novo Duster vira carro de rali com conceito Dakar
Novo hipercarro da McLaren, sucessor do P1 será revelado em outubro
Chevrolet Silverado chega à Argentina em versão que não temos
McLaren finalmente se renderá à febre dos SUVs e terá mãozinha da BMW
Aguardado no Brasil, Omoda C5 muda visual e vira Chery Tiggo 5x na China
Novos modelos da McLaren serão fortemente inspirados no icônico F1