Kia Stinger tem vendas fracas e segunda geração pode não existir
Volume muito abaixo do esperado faz fabricante repensar se vale investir no sedã esportivo
O Kia Stinger foi uma bela surpresa da marca sul-coreana, quando estreou em 2018. Ele marcou a entrada da empresa em um segmento bem competitivo e que não era habitual para ela: um sedã esportivo de tração traseira para enfrentar Audi A5 e BMW Série 4 Gran Coupé, entre outros. Só que, por mais que tenha sido bem avaliado pela imprensa, o Stinger não fez sucesso nas lojas e o site The Korean Car Blog reporta que o fracasso comercial pode levar ao fim do sedã sem sequer uma segunda geração.
A publicação cita fontes anônimas sobre o fim do Kia Stinger, mas não chega a ser uma surpresa se for verdade. As vendas caíram 21% em 2020 em comparação a 2019, enquanto o mês de março foi 40% pior do que o mesmo mês do ano passado. Isso porque o carro já havia pedido cerca de 18% dos clientes de 2018 para 2019.
A pandemia de coronavírus fez com que muitas concessionárias fechassem ao redor do mundo, o que está causando impacto financeiro em muitas fabricantes. Quanto mais tempo a pandemia durar, pior será a situação no caixa das montadoras. Antes do fim de 2018, a Kia já admitia que não sabia se haveria uma segunda geração do carro. Gregory Guillaume, então chefe de design da empresa, disse que o modelo precisaria ser "bem-sucedido economicamente", mesmo que a Kia tenha o posicionado como seu modelo mais caro.
Galeria: Kia Stinger GTS 2019
Em setembro de 2019, Guillaume revelou que o Stinger não estava indo tão bem quanto a marca esperava, embora ele tenha dito que a Kia precisava ser paciente com o sedã esportivo. O executivo também deu dicas de que o Stinger poderia tornar-se outra coisa no futuro, dando a entender que um caminho seria a eletrificação do modelo, apesar de nada estar decidido.
No momento, os rumores sugerem que a Kia está preparando uma renovação significativa de meia-vida, com uma atualização do motor 3.3 V6 biturbo. O sedã deve ganhar uma frente redesenhada, faróis renovados e novos painel de instrumentos e central multimídia. Quem sabe não seja a segunda chance que o Stinger precisa para garantir uma nova geração no futuro?
Fonte: The Korean Car Blog
Bombando
ÚLTIMOS ARTIGOS
- 11:02 Semana Motor1.com: S10 e T-Cross 2025, BYD lança a Shark e mais
- 10:00 Aston Martin quer fazer um SUV off-road para brigar com Land Rover Defender
- 09:01 Quem é quem: os logotipos das novas marcas chinesas (Parte 1)
- 08:01 Fiat Mobi 2025 é vendido por R$ 65.890 e parcelas de R$ 899
- 17:00 Kia: garantia de 5 anos no Brasil agora é sem limite de quilometragem
- 16:30 Classic pode ser a próxima moto da Royal Enfield a ter motor 650
- 15:17 Volkswagen Saveiro 2025 tem nova multimídia e fica até R$ 2.200 mais cara
- 14:15 Shineray lança a Urban 150: veja os preços da 1ª scooter da marca