Após apresentação conceitual no ano passado, o grandalhão Kia Telluride 2020 torna-se realidade no Salão de Detroit. Descrito como o maior SUV já produzido pela marca sul-coreana, o modelo impressiona imediatamente pelo visual e pelo porte, oferecendo espaço para levar até 8 passageiros em três fileiras de assentos.

Será produzido na fábrica de West Point, estado norte-americano da Georgia, e chegará às concessionárias dos Estados Unidos no final do ano. Rivalizará diretamente com Chevrolet Traverse, Honda Pilot, Subaru Ascent e Toyota Highlander, além do irmão de plataforma Hyundai Palisade.

Entre os principais itens de série, destaque para o alerta de colisão, aviso de mudança de faixa, assistente de condução em auto-estradas, Head-Up Display e sistema de entretenimento com tela sensível ao toque de 10,25 polegadas compatível com Apple CarPlay e Android Auto. Possui também uma câmera com visão 360º e sensores ultrassônicos para detectar o movimento de crianças ou animais de estimação na segunda e terceira fileiras. O sistema de áudio possui 10 alto-falantes da Harman Kardon, além de carregamento sem fio para celular e seis portas USB. A gama de versões incluirá os acabamentos LX, EX, S e SX.

Kia Telluride 2020

Sob o capô, o motor 3.8 V6 a gasolina desenvolve 295 cv de potência e 36,2 kgfm de torque máximo, sendo sempre associado a uma transmissão automática de 8 marchas. A tração padrão é dianteira, mas um sistema integral é oferecido como opcional. Os modos de condução (acionados em um botão no volante) são Smart, Eco, Sport e Comfort. No primeiro caso a tração é inteiramente dianteira, no segundo muda para a proporção 80:20 e no terceiro atua na divisão 65:35 (dianteira/traseira). Há ainda o botão AWD Lock, que distribui a força de maneira igualitária 50:50 em situações mais extremas. A capacidade de reboque é de 2.267 kg.

Fotos: Chris Amos Photography

Galeria: Kia Telluride 2020

Envie seu flagra! flagra@motor1.com