Antecipado através do conceito homônimo apresentado em fevereiro, ao Kia Sonet não deve demorar para estrear sua versão de produção. Aposta de peso dos sul-coreanos para mercados de economia emergente, o modelo será lançado em agosto e terá a Índia como primeiro e principal destino comercial.

Como já adiantado, o compacto será uma espécie de versão Kia do Hyundai Venue, obedecendo à estratégia de equivalência já adotada pelos sul-coreanos em vários segmentos. Ocupará a base do portfólio de SUVs da marca, que já conta com nada menos que 6 diferentes opções em mercados internacionais: Stonic, Seltos, Sportage, Sorento, Mohave e Telluride.

Galeria: Kia Sonet Concept 2020

Detalhes sobre a novidade ainda são limitados, mas o conceito revelado no mês passado adianta com precisão qual será a filosofia de design adotada. Nesse sentido, foram adotadas linhas dinâmicas e de apelo jovial, incluindo soluções como carroceria bicolor (com teto em tonalidades contrastantes) e diversas opções de personalização.

Por dentro, a conectividade será bastante explorada, com direito ao mais moderno sistema de entretenimento da Kia, suporte para carregamento sem fio para celulares e, nas versões mais caras, sistema de internet a bordo. O acabamento também será diferenciado, incluindo diversas opções de textura e revestimentos, além de detalhes coloridos.

A plataforma será a mesma do Venue, o que acaba por também confirmar a mesma oferta de motores. Entre eles, destaque para o 1.0 turbo GDI com potência de 120 cv (mesmo do nosso HB20), que poderá vir associado a um câmbio automatizado de dupla embreagem. Uma opção turbodiesel também será oferecida.

Em termos dimensionais, o Sonet terá menos de 4 metros de comprimento e será posicionado abaixo do Seltos (rival de Jeep Renegade, Chevrolet Tracker e Honda HR-V), de modo a atuar nos mercados onde o Stonic (exclusivo da Europa) não é vendido. Na Índia, os principais rivais serão Ford EcoSport, Suzuki Vitara Brezza e o futuro Nissan Magnite. Por lá, veículos desse porte pagam menos imposto - daí a corrida por esse novo segmento de "SUVinhos". 
Envie seu flagra! flagra@motor1.com