No primeiro mês com impactos da pandemia da Covid-19, o número de emplacamentos de veículos novos no Brasil recuou quase 22% na comparação com março do ano passado. Os 155.810 automóveis e comerciais leves representaram ainda uma retração de 19,1% na comparação com fevereiro, de acordo com os números oficiais divulgados pela Fenabrave.
O acumulado do 1º trimestre, de 532.549 unidades, já é 8,18% menor do que o de 2019. De acordo com Alarico Assumpção Júnior, presidente da entidade, o setor, que representa 4,5% do PIB nacional e emprega mais de 300 mil pessoas, está praticamente paralisado.
“Apenas algumas concessionárias estão com as oficinas abertas, para atender caminhões, ambulâncias e outros veículos essenciais para serviços de primeira necessidade, como os ligados à saúde e alimentação”, afirmou o executivo. Para ele, ainda não é possível prever o comportamento do mercado no restante do ano de 2020. Para Assumpção Júnior, “cerca de 20% dos empregos do setor podem ser comprometidos”.
A Chevrolet completou 53 meses ininterruptos no topo entre as montadoras, mas sua vantagem nunca foi tão pequena: apenas 301 unidades separaram a norte-americana da Volkswagen (25.200). Com a menor retração do top 10 nos últimos 12 meses (-1%), a Fiat (23.701) ficou bem próxima das duas.
A Ford, com 14.397 unidades, retornou ao G4 no mês e no acumulado do ano (43.904), seguida bem de perto pela Hyundai (13.183 e 42.910 unidades, respectivamente). Neste cenário em que 19 das 20 marcas mais vendidas perderam espaço, destaque para os 36,3% de avanço da Caoa Chery (1.927), 11ª colocada. Situação oposta à da Citroën (1.146), que registrou a maior retração (-42,7%).
Ranking por marcas:
POS. |
MARCA |
TOTAL 2020 |
MAR 20 (A) |
PART. |
FEV 20 (B) |
% (A / B) |
MAR 19 (C) |
% (A / C) |
1º |
CHEVROLET |
94.725 |
25.501 |
16,37% |
34.145 |
-25,32% |
36.329 |
-29,81% |
2º |
VW |
86.304 |
25.200 |
16,17% |
31.628 |
-20,32% |
29.092 |
-13,38% |
3º |
FIAT |
76.137 |
23.701 |
15,21% |
26.543 |
-10,71% |
23.940 |
-1,00% |
4º |
FORD |
43.904 |
14.397 |
9,24% |
15.080 |
-4,53% |
16.273 |
-11,53% |
5º |
HYUNDAI |
42.910 |
13.183 |
8,46% |
16.446 |
-19,84% |
15.954 |
-17,37% |
6º |
TOYOTA |
41.708 |
11.827 |
7,59% |
14.768 |
-19,91% |
16.673 |
-29,06% |
7º |
RENAULT |
41.407 |
11.522 |
7,39% |
14.450 |
-20,26% |
19.060 |
-39,55% |
8º |
JEEP |
26.329 |
7.577 |
4,86% |
10.086 |
-24,88% |
10.677 |
-29,03% |
9º |
HONDA |
24.078 |
6.945 |
4,46% |
8.722 |
-20,37% |
10.500 |
-33,86% |
10º |
NISSAN |
21.536 |
6.158 |
3,95% |
8.356 |
-26,30% |
8.631 |
-28,65% |
11º |
CAOA CHERY |
5.534 |
1.927 |
1,24% |
1.923 |
0,21% |
1.414 |
36,28% |
12º |
MITSUBISHI |
3.822 |
1.287 |
0,83% |
1.244 |
3,46% |
1.718 |
-25,09% |
13º |
CITROËN |
4.788 |
1.146 |
0,74% |
1.922 |
-40,37% |
1.999 |
-42,67% |
14º |
PEUGEOT |
3.446 |
891 |
0,57% |
1.257 |
-29,12% |
1.522 |
-41,46% |
15º |
BMW |
2.501 |
794 |
0,51% |
918 |
-13,51% |
954 |
-16,77% |
16º |
MERCEDES-BENZ |
2.432 |
771 |
0,49% |
875 |
-11,89% |
1.066 |
-27,67% |
17º |
KIA |
1.676 |
484 |
0,31% |
599 |
-19,20% |
710 |
-31,83% |
18º |
VOLVO |
1.662 |
466 |
0,30% |
651 |
-28,42% |
606 |
-23,10% |
19º |
LAND ROVER |
1.509 |
450 |
0,29% |
554 |
-18,77% |
470 |
-4,26% |
20º |
AUDI |
1.610 |
376 |
0,24% |
830 |
-54,70% |
579 |
-35,06% |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
TOTAL |
532.549 |
155.810 |
100,00% |
192.627 |
-19,11% |
199.516 |
-21,91% |
TOP 50 automóveis e comerciais leves
Ka e HB20 à frente do Onix Plus, Renegade e T-Cross em disputa acirrada, Ecosport no top 20, novo Tracker mostrando potencial, Tiggo 5X à frente dos franceses, Duster Oroch despencando entre os comerciais. Confira agora a lista oficial dos 50 modelos mais emplacados em março:
POS. |
MODELO |
MAR 20 |
% TOTAL |
FEV 20 |
% TOTAL |
% VAR. MAR/FEV |
POS. FEV. |
1º |
CHEVROLET ONIX |
12.007 |
9,15% |
17.652 |
10,69% |
-31,98% |
1º |
2º |
FORD KA |
7.103 |
5,41% |
8.183 |
4,96% |
-13,20% |
4º |
3º |
HYUNDAI HB20 |
7.042 |
5,37% |
8.402 |
5,09% |
-16,19% |
3º |
4º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
6.670 |
5,08% |
9.123 |
5,52% |
-26,89% |
2º |
5º |
FIAT ARGO |
6.071 |
4,63% |
5.917 |
3,58% |
2,60% |
6º |
6º |
VW GOL |
5.681 |
4,33% |
5.944 |
3,60% |
-4,42% |
5º |
7º |
JEEP RENEGADE |
4.492 |
3,42% |
5.354 |
3,24% |
-16,10% |
10º |
8º |
VW T-CROSS |
4.417 |
3,37% |
5.374 |
3,25% |
-17,81% |
9º |
9º |
RENAULT KWID |
4.109 |
3,13% |
5.813 |
3,52% |
-29,31% |
7º |
10º |
VW POLO |
3.774 |
2,88% |
5.517 |
3,34% |
-31,59% |
8º |
11º |
TOYOTA COROLLA |
3.643 |
2,78% |
4.515 |
2,73% |
-19,31% |
14º |
12º |
FORD KA SEDAN |
3.627 |
2,76% |
3.052 |
1,85% |
18,84% |
17º |
13º |
NISSAN KICKS |
3.597 |
2,74% |
4.955 |
3,00% |
-27,41% |
11º |
14º |
FIAT MOBI |
3.527 |
2,69% |
4.678 |
2,83% |
-24,60% |
13º |
15º |
HYUNDAI CRETA |
3.484 |
2,65% |
4.464 |
2,70% |
-21,95% |
15º |
16º |
RENAULT SANDERO |
3.303 |
2,52% |
4.052 |
2,45% |
-18,48% |
16º |
17º |
JEEP COMPASS |
3.059 |
2,33% |
4.684 |
2,84% |
-34,69% |
12º |
18º |
HONDA HR-V |
2.761 |
2,10% |
2.989 |
1,81% |
-7,63% |
19º |
19º |
VW VIRTUS |
2.562 |
1,95% |
3.047 |
1,85% |
-15,92% |
18º |
20º |
FORD ECOSPORT |
2.050 |
1,56% |
2.440 |
1,48% |
-15,98% |
22º |
21º |
CHEVROLET TRACKER |
1.907 |
1,45% |
1.337 |
0,81% |
42,63% |
34º |
22º |
HYUNDAI HB20S |
1.778 |
1,35% |
2.654 |
1,61% |
-33,01% |
20º |
23º |
TOYOTA YARIS HATCH |
1.700 |
1,30% |
2.487 |
1,51% |
-31,64% |
21º |
24º |
FIAT CRONOS |
1.557 |
1,19% |
1.360 |
0,82% |
14,49% |
33º |
25º |
NISSAN VERSA |
1.467 |
1,12% |
1.871 |
1,13% |
-21,59% |
25º |
26º |
VW FOX |
1.404 |
1,07% |
2.183 |
1,32% |
-35,68% |
23º |
27º |
HONDA CIVIC |
1.356 |
1,03% |
1.910 |
1,16% |
-29,01% |
24º |
28º |
VW VOYAGE |
1.340 |
1,02% |
1.694 |
1,03% |
-20,90% |
29º |
29º |
CHEVROLET SPIN |
1.274 |
0,97% |
1.597 |
0,97% |
-20,23% |
30º |
30º |
HONDA FIT |
1.274 |
0,97% |
1.734 |
1,05% |
-26,53% |
27º |
31º |
RENAULT LOGAN |
1.264 |
0,96% |
1.735 |
1,05% |
-27,15% |
26º |
32º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
1.192 |
0,91% |
1.036 |
0,63% |
15,06% |
39º |
33º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
1.165 |
0,89% |
1.730 |
1,05% |
-32,66% |
28º |
34º |
RENAULT CAPTUR |
1.117 |
0,85% |
950 |
0,58% |
17,58% |
41º |
35º |
FIAT UNO |
1.104 |
0,84% |
1.274 |
0,77% |
-13,34% |
35º |
36º |
RENAULT DUSTER |
1.015 |
0,77% |
720 |
0,44% |
40,97% |
46º |
37º |
FIAT SIENA |
913 |
0,70% |
1.461 |
0,88% |
-37,51% |
31º |
38º |
TOYOTA ETIOS HATCH |
823 |
0,63% |
1.040 |
0,63% |
-20,87% |
38º |
39º |
VW UP |
812 |
0,62% |
1.002 |
0,61% |
-18,96% |
40º |
40º |
CITROËN C4 CACTUS |
804 |
0,61% |
1.447 |
0,88% |
-44,44% |
32º |
41º |
HONDA WR-V |
785 |
0,60% |
1.073 |
0,65% |
-26,84% |
37º |
42º |
VW TIGUAN |
769 |
0,59% |
934 |
0,57% |
-17,67% |
43º |
43º |
TOYOTA SW4 |
736 |
0,56% |
784 |
0,47% |
-6,12% |
44º |
44º |
HONDA CITY |
707 |
0,54% |
935 |
0,57% |
-24,39% |
42º |
45º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
656 |
0,50% |
1.131 |
0,68% |
-42,00% |
36º |
46º |
TOYOTA ETIOS SEDAN |
502 |
0,38% |
624 |
0,38% |
-19,55% |
47º |
47º |
CAOA CHERY TIGGO 2 |
403 |
0,31% |
443 |
0,27% |
-9,03% |
- |
48º |
NISSAN MARCH |
388 |
0,30% |
611 |
0,37% |
-36,50% |
48º |
49º |
FIAT DOBLÒ |
378 |
0,29% |
351 |
0,21% |
7,69% |
- |
50º |
VW JETTA |
353 |
0,27% |
771 |
0,47% |
-54,22% |
45º |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
TOTAL AUTOS |
131.249 |
100,00% |
165.127 |
100,00% |
-20,52% |
|
POS. |
MODELO |
MAR 20 |
% TOTAL |
FEV 20 |
% TOTAL |
% VAR. MAR/FEV |
POS. FEV. |
1º |
FIAT STRADA |
4.799 |
0,00% |
5.190 |
18,87% |
-100,00% |
1º |
2º |
FIAT TORO |
3.598 |
0,00% |
4.474 |
16,27% |
-100,00% |
2º |
3º |
TOYOTA HILUX |
2.971 |
0,00% |
3.125 |
11,36% |
-100,00% |
4º |
4º |
VW SAVEIRO |
2.667 |
0,00% |
3.188 |
11,59% |
-100,00% |
3º |
5º |
CHEVROLET S10 |
1.582 |
0,00% |
1.781 |
6,48% |
-100,00% |
5º |
6º |
FORD RANGER |
1.560 |
0,00% |
1.316 |
4,79% |
-100,00% |
8º |
7º |
FIAT FIORINO |
1.328 |
0,00% |
1.412 |
5,13% |
-100,00% |
7º |
8º |
VW AMAROK |
1.145 |
0,00% |
1.639 |
5,96% |
-100,00% |
6º |
9º |
CHEVROLET MONTANA |
793 |
0,00% |
255 |
0,93% |
-100,00% |
16º |
10º |
MITSUBISHI L200 |
713 |
0,00% |
650 |
2,36% |
-100,00% |
10º |
11º |
NISSAN FRONTIER |
580 |
0,00% |
765 |
2,78% |
-100,00% |
9º |
12º |
RENAULT MASTER |
469 |
0,00% |
557 |
2,03% |
-100,00% |
12º |
13º |
FIAT DUCATO |
412 |
0,00% |
405 |
1,47% |
-100,00% |
14º |
14º |
HYUNDAI HR |
379 |
0,00% |
427 |
1,55% |
-100,00% |
13º |
15º |
RENAULT DUSTER OROCH |
244 |
0,00% |
619 |
2,25% |
-100,00% |
11º |
16º |
VW EXPRESS |
244 |
0,00% |
289 |
1,05% |
-100,00% |
15º |
17º |
KIA K2500 |
197 |
0,00% |
229 |
0,83% |
-100,00% |
17º |
18º |
CITROËN JUMPY |
162 |
0,00% |
176 |
0,64% |
-100,00% |
20º |
19º |
PEUGEOT EXPERT |
143 |
0,00% |
181 |
0,66% |
-100,00% |
19º |
20º |
IVECO DAILY 35S14 |
120 |
0,00% |
183 |
0,67% |
-100,00% |
18º |
21º |
IVECO DAILY 30S13 |
88 |
0,00% |
83 |
0,30% |
-100,00% |
23º |
22º |
PEUGEOT PARTNER |
75 |
0,00% |
130 |
0,47% |
-100,00% |
21º |
23º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 314 |
69 |
0,00% |
58 |
0,21% |
-100,00% |
26º |
24º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 416 |
56 |
0,00% |
78 |
0,28% |
-100,00% |
24º |
25º |
IVECO DAILY 35-150 |
39 |
0,00% |
0 |
0,00% |
-100,00% |
- |
26º |
PEUGEOT BOXER |
21 |
0,00% |
68 |
0,25% |
-100,00% |
25º |
27º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER |
18 |
0,00% |
5 |
0,02% |
-100,00% |
35º |
28º |
RAM 2500 |
15 |
0,00% |
86 |
0,31% |
-100,00% |
22º |
29º |
CITROËN JUMPER |
14 |
0,00% |
32 |
0,12% |
-100,00% |
27º |
30º |
EFFA V21 |
12 |
0,00% |
8 |
0,03% |
-100,00% |
32º |
31º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 313 |
12 |
0,00% |
14 |
0,05% |
-100,00% |
29º |
32º |
JAC V260 |
8 |
0,00% |
14 |
0,05% |
-100,00% |
28º |
33º |
EFFA K01 |
5 |
0,00% |
2 |
0,01% |
-100,00% |
39º |
34º |
EFFA V22 |
4 |
0,00% |
9 |
0,03% |
-100,00% |
31º |
35º |
FOTON AUMARK 1039 |
4 |
0,00% |
11 |
0,04% |
-100,00% |
30º |
36º |
MERCEDES-BENZ VITO |
4 |
0,00% |
3 |
0,01% |
-100,00% |
37º |
37º |
IVECO DAILY |
2 |
0,00% |
7 |
0,03% |
-100,00% |
33º |
38º |
CHEVROLET |
1 |
0,00% |
1 |
0,00% |
-100,00% |
44º |
39º |
CHEVROLET D20 |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
-100,00% |
- |
40º |
CHEVROLET EXPRESS |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
-100,00% |
- |
41º |
DODGE CHARGER |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
-100,00% |
- |
42º |
IVECO DAILY 5516 |
1 |
0,00% |
1 |
0,00% |
-100,00% |
50º |
43º |
JAC IEV 330P |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
-100,00% |
- |
44º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 415 |
1 |
0,00% |
6 |
0,02% |
-100,00% |
34º |
45º |
VW KOMBI |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
-100,00% |
- |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
TOTAL COMERCIAIS |
24.561 |
100,00% |
27.500 |
100,00% |
-10,69% |
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Chineses disputam para ter o híbrido mais econômico do mundo
GWM lança Haval H6 na Argentina com 2.0 turbo e sem eletrificação
VW: "décadas de problemas estruturais" levaram à crise atual
Fiat Pulse e Fastback híbridos terão duas versões; veja quais
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Nove em cada 10 Ferrari produzidas ainda estão em uso
Nome do novo SUV da VW será revelado na segunda-feira