No primeiro mês com impactos da pandemia da Covid-19, o número de emplacamentos de veículos novos no Brasil recuou quase 22% na comparação com março do ano passado. Os 155.810 automóveis e comerciais leves representaram ainda uma retração de 19,1% na comparação com fevereiro, de acordo com os números oficiais divulgados pela Fenabrave.
O acumulado do 1º trimestre, de 532.549 unidades, já é 8,18% menor do que o de 2019. De acordo com Alarico Assumpção Júnior, presidente da entidade, o setor, que representa 4,5% do PIB nacional e emprega mais de 300 mil pessoas, está praticamente paralisado.
“Apenas algumas concessionárias estão com as oficinas abertas, para atender caminhões, ambulâncias e outros veículos essenciais para serviços de primeira necessidade, como os ligados à saúde e alimentação”, afirmou o executivo. Para ele, ainda não é possível prever o comportamento do mercado no restante do ano de 2020. Para Assumpção Júnior, “cerca de 20% dos empregos do setor podem ser comprometidos”.
A Chevrolet completou 53 meses ininterruptos no topo entre as montadoras, mas sua vantagem nunca foi tão pequena: apenas 301 unidades separaram a norte-americana da Volkswagen (25.200). Com a menor retração do top 10 nos últimos 12 meses (-1%), a Fiat (23.701) ficou bem próxima das duas.
A Ford, com 14.397 unidades, retornou ao G4 no mês e no acumulado do ano (43.904), seguida bem de perto pela Hyundai (13.183 e 42.910 unidades, respectivamente). Neste cenário em que 19 das 20 marcas mais vendidas perderam espaço, destaque para os 36,3% de avanço da Caoa Chery (1.927), 11ª colocada. Situação oposta à da Citroën (1.146), que registrou a maior retração (-42,7%).
Ranking por marcas:
POS. |
MARCA |
TOTAL 2020 |
MAR 20 (A) |
PART. |
FEV 20 (B) |
% (A / B) |
MAR 19 (C) |
% (A / C) |
1º |
CHEVROLET |
94.725 |
25.501 |
16,37% |
34.145 |
-25,32% |
36.329 |
-29,81% |
2º |
VW |
86.304 |
25.200 |
16,17% |
31.628 |
-20,32% |
29.092 |
-13,38% |
3º |
FIAT |
76.137 |
23.701 |
15,21% |
26.543 |
-10,71% |
23.940 |
-1,00% |
4º |
FORD |
43.904 |
14.397 |
9,24% |
15.080 |
-4,53% |
16.273 |
-11,53% |
5º |
HYUNDAI |
42.910 |
13.183 |
8,46% |
16.446 |
-19,84% |
15.954 |
-17,37% |
6º |
TOYOTA |
41.708 |
11.827 |
7,59% |
14.768 |
-19,91% |
16.673 |
-29,06% |
7º |
RENAULT |
41.407 |
11.522 |
7,39% |
14.450 |
-20,26% |
19.060 |
-39,55% |
8º |
JEEP |
26.329 |
7.577 |
4,86% |
10.086 |
-24,88% |
10.677 |
-29,03% |
9º |
HONDA |
24.078 |
6.945 |
4,46% |
8.722 |
-20,37% |
10.500 |
-33,86% |
10º |
NISSAN |
21.536 |
6.158 |
3,95% |
8.356 |
-26,30% |
8.631 |
-28,65% |
11º |
CAOA CHERY |
5.534 |
1.927 |
1,24% |
1.923 |
0,21% |
1.414 |
36,28% |
12º |
MITSUBISHI |
3.822 |
1.287 |
0,83% |
1.244 |
3,46% |
1.718 |
-25,09% |
13º |
CITROËN |
4.788 |
1.146 |
0,74% |
1.922 |
-40,37% |
1.999 |
-42,67% |
14º |
PEUGEOT |
3.446 |
891 |
0,57% |
1.257 |
-29,12% |
1.522 |
-41,46% |
15º |
BMW |
2.501 |
794 |
0,51% |
918 |
-13,51% |
954 |
-16,77% |
16º |
MERCEDES-BENZ |
2.432 |
771 |
0,49% |
875 |
-11,89% |
1.066 |
-27,67% |
17º |
KIA |
1.676 |
484 |
0,31% |
599 |
-19,20% |
710 |
-31,83% |
18º |
VOLVO |
1.662 |
466 |
0,30% |
651 |
-28,42% |
606 |
-23,10% |
19º |
LAND ROVER |
1.509 |
450 |
0,29% |
554 |
-18,77% |
470 |
-4,26% |
20º |
AUDI |
1.610 |
376 |
0,24% |
830 |
-54,70% |
579 |
-35,06% |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
TOTAL |
532.549 |
155.810 |
100,00% |
192.627 |
-19,11% |
199.516 |
-21,91% |
TOP 50 automóveis e comerciais leves
Ka e HB20 à frente do Onix Plus, Renegade e T-Cross em disputa acirrada, Ecosport no top 20, novo Tracker mostrando potencial, Tiggo 5X à frente dos franceses, Duster Oroch despencando entre os comerciais. Confira agora a lista oficial dos 50 modelos mais emplacados em março:
POS. |
MODELO |
MAR 20 |
% TOTAL |
FEV 20 |
% TOTAL |
% VAR. MAR/FEV |
POS. FEV. |
1º |
CHEVROLET ONIX |
12.007 |
9,15% |
17.652 |
10,69% |
-31,98% |
1º |
2º |
FORD KA |
7.103 |
5,41% |
8.183 |
4,96% |
-13,20% |
4º |
3º |
HYUNDAI HB20 |
7.042 |
5,37% |
8.402 |
5,09% |
-16,19% |
3º |
4º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
6.670 |
5,08% |
9.123 |
5,52% |
-26,89% |
2º |
5º |
FIAT ARGO |
6.071 |
4,63% |
5.917 |
3,58% |
2,60% |
6º |
6º |
VW GOL |
5.681 |
4,33% |
5.944 |
3,60% |
-4,42% |
5º |
7º |
JEEP RENEGADE |
4.492 |
3,42% |
5.354 |
3,24% |
-16,10% |
10º |
8º |
VW T-CROSS |
4.417 |
3,37% |
5.374 |
3,25% |
-17,81% |
9º |
9º |
RENAULT KWID |
4.109 |
3,13% |
5.813 |
3,52% |
-29,31% |
7º |
10º |
VW POLO |
3.774 |
2,88% |
5.517 |
3,34% |
-31,59% |
8º |
11º |
TOYOTA COROLLA |
3.643 |
2,78% |
4.515 |
2,73% |
-19,31% |
14º |
12º |
FORD KA SEDAN |
3.627 |
2,76% |
3.052 |
1,85% |
18,84% |
17º |
13º |
NISSAN KICKS |
3.597 |
2,74% |
4.955 |
3,00% |
-27,41% |
11º |
14º |
FIAT MOBI |
3.527 |
2,69% |
4.678 |
2,83% |
-24,60% |
13º |
15º |
HYUNDAI CRETA |
3.484 |
2,65% |
4.464 |
2,70% |
-21,95% |
15º |
16º |
RENAULT SANDERO |
3.303 |
2,52% |
4.052 |
2,45% |
-18,48% |
16º |
17º |
JEEP COMPASS |
3.059 |
2,33% |
4.684 |
2,84% |
-34,69% |
12º |
18º |
HONDA HR-V |
2.761 |
2,10% |
2.989 |
1,81% |
-7,63% |
19º |
19º |
VW VIRTUS |
2.562 |
1,95% |
3.047 |
1,85% |
-15,92% |
18º |
20º |
FORD ECOSPORT |
2.050 |
1,56% |
2.440 |
1,48% |
-15,98% |
22º |
21º |
CHEVROLET TRACKER |
1.907 |
1,45% |
1.337 |
0,81% |
42,63% |
34º |
22º |
HYUNDAI HB20S |
1.778 |
1,35% |
2.654 |
1,61% |
-33,01% |
20º |
23º |
TOYOTA YARIS HATCH |
1.700 |
1,30% |
2.487 |
1,51% |
-31,64% |
21º |
24º |
FIAT CRONOS |
1.557 |
1,19% |
1.360 |
0,82% |
14,49% |
33º |
25º |
NISSAN VERSA |
1.467 |
1,12% |
1.871 |
1,13% |
-21,59% |
25º |
26º |
VW FOX |
1.404 |
1,07% |
2.183 |
1,32% |
-35,68% |
23º |
27º |
HONDA CIVIC |
1.356 |
1,03% |
1.910 |
1,16% |
-29,01% |
24º |
28º |
VW VOYAGE |
1.340 |
1,02% |
1.694 |
1,03% |
-20,90% |
29º |
29º |
CHEVROLET SPIN |
1.274 |
0,97% |
1.597 |
0,97% |
-20,23% |
30º |
30º |
HONDA FIT |
1.274 |
0,97% |
1.734 |
1,05% |
-26,53% |
27º |
31º |
RENAULT LOGAN |
1.264 |
0,96% |
1.735 |
1,05% |
-27,15% |
26º |
32º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
1.192 |
0,91% |
1.036 |
0,63% |
15,06% |
39º |
33º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
1.165 |
0,89% |
1.730 |
1,05% |
-32,66% |
28º |
34º |
RENAULT CAPTUR |
1.117 |
0,85% |
950 |
0,58% |
17,58% |
41º |
35º |
FIAT UNO |
1.104 |
0,84% |
1.274 |
0,77% |
-13,34% |
35º |
36º |
RENAULT DUSTER |
1.015 |
0,77% |
720 |
0,44% |
40,97% |
46º |
37º |
FIAT SIENA |
913 |
0,70% |
1.461 |
0,88% |
-37,51% |
31º |
38º |
TOYOTA ETIOS HATCH |
823 |
0,63% |
1.040 |
0,63% |
-20,87% |
38º |
39º |
VW UP |
812 |
0,62% |
1.002 |
0,61% |
-18,96% |
40º |
40º |
CITROËN C4 CACTUS |
804 |
0,61% |
1.447 |
0,88% |
-44,44% |
32º |
41º |
HONDA WR-V |
785 |
0,60% |
1.073 |
0,65% |
-26,84% |
37º |
42º |
VW TIGUAN |
769 |
0,59% |
934 |
0,57% |
-17,67% |
43º |
43º |
TOYOTA SW4 |
736 |
0,56% |
784 |
0,47% |
-6,12% |
44º |
44º |
HONDA CITY |
707 |
0,54% |
935 |
0,57% |
-24,39% |
42º |
45º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
656 |
0,50% |
1.131 |
0,68% |
-42,00% |
36º |
46º |
TOYOTA ETIOS SEDAN |
502 |
0,38% |
624 |
0,38% |
-19,55% |
47º |
47º |
CAOA CHERY TIGGO 2 |
403 |
0,31% |
443 |
0,27% |
-9,03% |
- |
48º |
NISSAN MARCH |
388 |
0,30% |
611 |
0,37% |
-36,50% |
48º |
49º |
FIAT DOBLÒ |
378 |
0,29% |
351 |
0,21% |
7,69% |
- |
50º |
VW JETTA |
353 |
0,27% |
771 |
0,47% |
-54,22% |
45º |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
TOTAL AUTOS |
131.249 |
100,00% |
165.127 |
100,00% |
-20,52% |
|
POS. |
MODELO |
MAR 20 |
% TOTAL |
FEV 20 |
% TOTAL |
% VAR. MAR/FEV |
POS. FEV. |
1º |
FIAT STRADA |
4.799 |
0,00% |
5.190 |
18,87% |
-100,00% |
1º |
2º |
FIAT TORO |
3.598 |
0,00% |
4.474 |
16,27% |
-100,00% |
2º |
3º |
TOYOTA HILUX |
2.971 |
0,00% |
3.125 |
11,36% |
-100,00% |
4º |
4º |
VW SAVEIRO |
2.667 |
0,00% |
3.188 |
11,59% |
-100,00% |
3º |
5º |
CHEVROLET S10 |
1.582 |
0,00% |
1.781 |
6,48% |
-100,00% |
5º |
6º |
FORD RANGER |
1.560 |
0,00% |
1.316 |
4,79% |
-100,00% |
8º |
7º |
FIAT FIORINO |
1.328 |
0,00% |
1.412 |
5,13% |
-100,00% |
7º |
8º |
VW AMAROK |
1.145 |
0,00% |
1.639 |
5,96% |
-100,00% |
6º |
9º |
CHEVROLET MONTANA |
793 |
0,00% |
255 |
0,93% |
-100,00% |
16º |
10º |
MITSUBISHI L200 |
713 |
0,00% |
650 |
2,36% |
-100,00% |
10º |
11º |
NISSAN FRONTIER |
580 |
0,00% |
765 |
2,78% |
-100,00% |
9º |
12º |
RENAULT MASTER |
469 |
0,00% |
557 |
2,03% |
-100,00% |
12º |
13º |
FIAT DUCATO |
412 |
0,00% |
405 |
1,47% |
-100,00% |
14º |
14º |
HYUNDAI HR |
379 |
0,00% |
427 |
1,55% |
-100,00% |
13º |
15º |
RENAULT DUSTER OROCH |
244 |
0,00% |
619 |
2,25% |
-100,00% |
11º |
16º |
VW EXPRESS |
244 |
0,00% |
289 |
1,05% |
-100,00% |
15º |
17º |
KIA K2500 |
197 |
0,00% |
229 |
0,83% |
-100,00% |
17º |
18º |
CITROËN JUMPY |
162 |
0,00% |
176 |
0,64% |
-100,00% |
20º |
19º |
PEUGEOT EXPERT |
143 |
0,00% |
181 |
0,66% |
-100,00% |
19º |
20º |
IVECO DAILY 35S14 |
120 |
0,00% |
183 |
0,67% |
-100,00% |
18º |
21º |
IVECO DAILY 30S13 |
88 |
0,00% |
83 |
0,30% |
-100,00% |
23º |
22º |
PEUGEOT PARTNER |
75 |
0,00% |
130 |
0,47% |
-100,00% |
21º |
23º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 314 |
69 |
0,00% |
58 |
0,21% |
-100,00% |
26º |
24º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 416 |
56 |
0,00% |
78 |
0,28% |
-100,00% |
24º |
25º |
IVECO DAILY 35-150 |
39 |
0,00% |
0 |
0,00% |
-100,00% |
- |
26º |
PEUGEOT BOXER |
21 |
0,00% |
68 |
0,25% |
-100,00% |
25º |
27º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER |
18 |
0,00% |
5 |
0,02% |
-100,00% |
35º |
28º |
RAM 2500 |
15 |
0,00% |
86 |
0,31% |
-100,00% |
22º |
29º |
CITROËN JUMPER |
14 |
0,00% |
32 |
0,12% |
-100,00% |
27º |
30º |
EFFA V21 |
12 |
0,00% |
8 |
0,03% |
-100,00% |
32º |
31º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 313 |
12 |
0,00% |
14 |
0,05% |
-100,00% |
29º |
32º |
JAC V260 |
8 |
0,00% |
14 |
0,05% |
-100,00% |
28º |
33º |
EFFA K01 |
5 |
0,00% |
2 |
0,01% |
-100,00% |
39º |
34º |
EFFA V22 |
4 |
0,00% |
9 |
0,03% |
-100,00% |
31º |
35º |
FOTON AUMARK 1039 |
4 |
0,00% |
11 |
0,04% |
-100,00% |
30º |
36º |
MERCEDES-BENZ VITO |
4 |
0,00% |
3 |
0,01% |
-100,00% |
37º |
37º |
IVECO DAILY |
2 |
0,00% |
7 |
0,03% |
-100,00% |
33º |
38º |
CHEVROLET |
1 |
0,00% |
1 |
0,00% |
-100,00% |
44º |
39º |
CHEVROLET D20 |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
-100,00% |
- |
40º |
CHEVROLET EXPRESS |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
-100,00% |
- |
41º |
DODGE CHARGER |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
-100,00% |
- |
42º |
IVECO DAILY 5516 |
1 |
0,00% |
1 |
0,00% |
-100,00% |
50º |
43º |
JAC IEV 330P |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
-100,00% |
- |
44º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 415 |
1 |
0,00% |
6 |
0,02% |
-100,00% |
34º |
45º |
VW KOMBI |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
-100,00% |
- |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
TOTAL COMERCIAIS |
24.561 |
100,00% |
27.500 |
100,00% |
-10,69% |
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Geely e BYD entram no Top 10 global de montadoras; Suzuki fica de fora
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Electric Days: brasileiro prefere elétrico e híbrido plug-in, diz ABVE
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Honda HR-V sobe de preço e passa de R$ 200.000; veja tabela